Os bastidores da ‘fábrica’ de musicais da Norwegian em Tampa
A Catraca Livre viu em primeira-mão "Revolution: A Celebration of Prince", musical em homenagem ao cantor Prince, que estreia no Norwegian Aqua
Os espetáculos musicais apresentados a bordo dos navios de cruzeiro estão cada vez mais parecidos com os da Broadway no quesito produção. E, na Norwegian Cruise Line, os musicais estão um patamar acima.
A armadora americana é conhecida por ser uma das primeiras empresas de cruzeiros a ter suas produções em alto-mar com a assinatura da Broadway. Pelos palcos de seus 20 navios já passaram espetáculos como “Beetlejuice”, “Six”, “Jersey Boys”, “Footloose” e, mais recentemente, “Summer: The Donna Summer Musical”, com a finalista da segunda temporada do American Idol, Kimberley Locke, no papel principal.

Mas o que muitos passageiros não sabem é que, para um musical desse porte ser visto em sua plenitude, por cerca de 45 minutos, um longo e árduo caminho precisa ser percorrido, que as vezes leva anos.
- Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
- Game na palma da mão: como o celular transformou o acesso aos videogames no Brasil
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
A Catraca Livre teve o privilégio de conhecer os bastidores do Creative Studios, o quartel-general da Norwegian Cruise Line Holdings, em Tampa, na Flórida, e ver de perto os preparativos do musical “Revolution: A Celebration of Prince” –dedicado à carreira do cantor Prince–, show principal do Norwegian Aqua, navio que fará sua primeira viagem regular neste domingo, 13 de abril.
Por dentro do “QG” criativo da Norwegian Cruise Line
Visitar o Creative Studios é como estar nos bastidores de uma superprodução de Hollywood. É neste megacomplexo que nascem os espetáculos dos navios da Norwegian Cruise Line, Oceania –especializada em roteiros mais longos– e Regent Seven Seas –linha de luxo da NCL–, e poder ver de perto todos esse processo de criação foi como fazer parte dele.













Tudo, literalmente tudo, é produzido pela gigantesca equipe –costureiras, sapateiros, estilistas, perucista, lavadeiras, passadeiras, entre outros profissionais.
O Creative Studios ocupa espaço de mais de 11.000 m² e é formado por 11 estúdios para ensaios (dança, música e canto), além de depósito onde os figurinos –mais de 70.000 peças– de todos os 112 espetáculos dos 32 navios da frota da NCL são mantidos, lavados e restaurados continuamente. Há também espaço para cabelereiro e maquiagem.

“É aqui que a mágica do entretenimento acontece. A maioria das pessoas não sabe o que está acontecendo aqui, elas apenas veem o produto final e é incrível o que acontece nele. Investimos muito tempo e dinheiro para dar à equipe tudo o que precisam para realizar esses espetáculos incríveis”, diz David J. Herrera, presidente da NCL.
Pelos bastidores de “Revolution: A Celebration of Prince”
Segundo Patricia Wilcox, diretora e coreógrafa, o espetáculo “Revolution: A Celebration of Prince” levou sete anos para ser produzido –muito acima da média, que geralmente é de 18 meses.

“Não queria que uma única pessoa representasse o icônico músico no primeiro espetáculo em alto-mar em homenagem ao artista vencedor do Oscar, sete vezes vencedor do Grammy e 38 vezes indicado ao Grammy”, completa Patricia.

“Era a dualidade dele –Prince era negro, branco, masculino, feminino, sagrado, sexual, ele era muitas coisas, então eu não queria que uma pessoa o representasse”, disse Patricia. “Eu queria que as mulheres o representassem, eu queria que os homens o representassem. Era muito importante para mim porque ele representava a todos”, finaliza.





“Nossos hóspedes querem três coisas em nossos shows. Eles querem músicas que reconheçam; querem artistas que conheçam e amem. Querem espetáculo visual”, explica Bryan White, vice-presidente de Produção de Entretenimento da NCL. “Nossos hóspedes também querem narrativas fáceis de acompanhar. Eles não querem ficar sentados no teatro por duas horas acompanhando 15 personagens e 17 histórias diferentes”, completa o executivo.
“Revolution: A Celebration of Prince” foi concebido em parceria com o Prince Estate –entidade que administra o patrimônio do cantor. O espetáculo traz os principais sucessos, como “Purple Rain”, “Kiss’, “Little Red Corvette” e “1999”, com quatro atores no papel do astro, falecido em 2016.

O espetáculo começa com “For You”, música do álbum de estreia de Prince, de mesmo nome, no qual o cantor tocou todos os 27 instrumentos. Fora isso, “Revolution” não segue nenhuma ordem cronológica. O musical é dividido em três partes: Raízes, Relacionamentos e Realeza.


A Catrava Livre também viu com exclusividade trecho da nova versão “Elements” –inspirando nos quatro elementos: terra, vento, água e fogo–, espetáculo com maior audiência da história NCL, que também estará na programação do Norwegian Aqua. “Elements: The World Expanded” visuais inspirados nos quatro elementos, que mistura acrobacias, mágica e visuais inspirados nos quatro elementos.
*O jornalista viajou a convite da Norwegian Cruise Line