Conheça os países mais perigosos para visitar em 2026
Suíça, Noruega, Canadá, Austrália e Japão figuram entre os destinos mais seguros do mundo
O planejamento de uma viagem internacional vai muito além de reservar as passagens aéreas e a hospedagem. A escolha do destino é fator fundamental e passa, cada vez mais, por fatores como estabilidade política, infraestrutura de saúde e índices de criminalidade, que se tornaram pilares essenciais para garantir segurança e tranquilidade durante as férias.
Levantamento feito pela International SOS, consultoria global de saúde e segurança, revela os países mais seguros e os mais perigosos do mundo para se viajar em 2026. O Mapa de Riscos classifica as nações em cinco níveis de risco —insignificante, baixo, médio, alto e extremo— e revela contrastes marcantes.

Enquanto países como Suíça, Noruega, Canadá, Austrália e Japão figuram entre os destinos mais estáveis, com sistemas de saúde robustos e baixíssimos índices de criminalidade, regiões como Afeganistão, Síria, Somália, Sudão do Sul, Haiti e Venezuela aparecem como os mais perigosos, devido a conflitos armados, instabilidade política e ausência de serviços básicos.
O Brasil está classificado na categoria de risco médio em segurança, assim como Bolívia, Peru, Colômbia, Turquia, Índia e Rússia, que também apresentam desafios relacionados à criminalidade, estabilidade política e infraestrutura de saúde e transporte.
O estudo também alerta que mesmo em locais considerados seguros, como grandes cidades europeias, há riscos urbanos relacionados a furtos e golpes, exigindo atenção redobrada dos viajantes.
Como é feito a classificação dos países mais perigosos para visitar em 2026?
O estudo é fruto de uma análise minuciosa conduzida por médicos e especialistas em segurança, que avaliaram aspectos de saúde, estabilidade política e criminalidade em diferentes regiões do mundo.
Para tornar o estudo ainda mais robusto, foram realizadas entrevistas com 860 líderes de gestão de riscos de 94 países, o que garantiu uma visão prática e global sobre os desafios enfrentados por viajantes e empresas.

A classificação dos destinos é feita em uma escala de cinco níveis — insignificante, baixo, médio, alto e extremo —permitindo identificar desde os países mais seguros, com infraestrutura sólida e baixa criminalidade, até aqueles em situação crítica, marcados por conflitos armados, instabilidade política e ausência de serviços básicos.
Os 10 países mais perigosos para visitar em 2026
De acordo com o Mapa de Riscos 2026, os países classificados com risco extremo de segurança são aqueles onde o controle governamental é mínimo ou inexistente, com presença constante de violência política, conflitos armados e infraestrutura de transporte e saúde praticamente nulas. O relatório aponta os seguintes dez países nessa categoria:
- Afeganistão
- República Centro-Africana
- Iêmen
- Líbia
- Myanmar
- Somália
- Sudão
- Sudão do Sul
- Iraque
- Ucrânia
O estudo indica que quanto mais escura a tonalidade (veja acima) atribuída ao país no Mapa de Risco, mais crítica é a situação local, sendo necessário o uso de protocolos rigorosos de segurança para qualquer deslocamento nessas regiões.