Conheça Sweethaven, a vila do Popeye na Ilha de Malta

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
11/10/2017 14:23

Há tempos que histórias em quadrinhos e desenhos animados de longa-metragem tentam se posicionar para agradar crianças e adultos. Uma viagem para a ‘vila de Popeye’ –Sweethaven–, na ilha de Malta, resolve essa “problemática” com primor.

E por quê? Porque esse destino empolga de 8 a 90, pois desde 1929 os cartoons de Popeye e sua turma: Olívia Palito, Brutus, Dudu, Gugu, e outros, desenhados por Elzie C. Segar, se aventuram na imaginação de todos.

A vila de Sweethaven foi construída para ser locação do filme “Popeye”
A vila de Sweethaven foi construída para ser locação do filme “Popeye”

Sweethaven foi erguida em Anchor Bay, na Ilha de Malta, em 1979, para o set de filmagem de “Popeye, o Marinheiro”, protagonizado por Robin Willians. Ao todo são 19 construções com madeiras trazidas do Canadá e Estados Unidos, já que Malta é desprovida de árvores. Mas as gaivotas são de lá mesmo! Tudo obedece rigorosamente aos originais do cartunista Segar.

Sweethaven foi erguida em Anchor Bay, na Ilha de Malta, em 1979
Sweethaven foi erguida em Anchor Bay, na Ilha de Malta, em 1979

Lá estão, o hotel, o armazém, o cais com os barcos, o bar de hambúrgueres do comilão Dudu, as vielas onde o ciumento Popeye ia às turras com Brutus por causa da Olívia, e muito mais… deixe suas lembranças virem à tona.

Ao todo são 19 construções com madeiras trazidas do Canadá e EUA
Ao todo são 19 construções com madeiras trazidas do Canadá e EUA

Além de se encantar com a vila e seus arredores, outras atividades podem ali ser realizadas. Para as crianças há marionetes, minigolfe, modelagem, museu com as roupas dos personagens, lojas de brinquedos, e para os adultos, degustação de vinhos.

No final do dia tão prazeroso, concluímos que Brutus não é o único vilão dali, o relógio é outro, pois a vila tem hora para fechar.

Forte de Santo Ângelo, visto de La Valletta
Forte de Santo Ângelo, visto de La Valletta

Cultural e historicamente Malta tem muitos mais atrativos: as ruínas da Janela Azul, local icônico de “Games of Thrones”, palco do casamento de Daenerys com Khal Drogo; o templo pré-histórico de Hagar Qim, e a bela igreja de Santa Maria, de 1614, inspirada no Pantheon, de Roma. Ela ficou famosa durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1942, uma bomba de 500 kg atingiu em cheio a maravilhosa cúpula, rolou pelo chão, parou diante do altar, onde um bispo rezava missa para 300 pessoas e … não explodiu.

Como chegar em Sweethaven: para aproveitar bem o destino vá de ônibus de linhas regulares de La Valletta até Melliena Bay.