Conheça Sweethaven, a vila do Popeye na Ilha de Malta
Há tempos que histórias em quadrinhos e desenhos animados de longa-metragem tentam se posicionar para agradar crianças e adultos. Uma viagem para a ‘vila de Popeye’ –Sweethaven–, na ilha de Malta, resolve essa “problemática” com primor.
E por quê? Porque esse destino empolga de 8 a 90, pois desde 1929 os cartoons de Popeye e sua turma: Olívia Palito, Brutus, Dudu, Gugu, e outros, desenhados por Elzie C. Segar, se aventuram na imaginação de todos.
Sweethaven foi erguida em Anchor Bay, na Ilha de Malta, em 1979, para o set de filmagem de “Popeye, o Marinheiro”, protagonizado por Robin Willians. Ao todo são 19 construções com madeiras trazidas do Canadá e Estados Unidos, já que Malta é desprovida de árvores. Mas as gaivotas são de lá mesmo! Tudo obedece rigorosamente aos originais do cartunista Segar.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Lá estão, o hotel, o armazém, o cais com os barcos, o bar de hambúrgueres do comilão Dudu, as vielas onde o ciumento Popeye ia às turras com Brutus por causa da Olívia, e muito mais… deixe suas lembranças virem à tona.
Além de se encantar com a vila e seus arredores, outras atividades podem ali ser realizadas. Para as crianças há marionetes, minigolfe, modelagem, museu com as roupas dos personagens, lojas de brinquedos, e para os adultos, degustação de vinhos.
No final do dia tão prazeroso, concluímos que Brutus não é o único vilão dali, o relógio é outro, pois a vila tem hora para fechar.
Cultural e historicamente Malta tem muitos mais atrativos: as ruínas da Janela Azul, local icônico de “Games of Thrones”, palco do casamento de Daenerys com Khal Drogo; o templo pré-histórico de Hagar Qim, e a bela igreja de Santa Maria, de 1614, inspirada no Pantheon, de Roma. Ela ficou famosa durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1942, uma bomba de 500 kg atingiu em cheio a maravilhosa cúpula, rolou pelo chão, parou diante do altar, onde um bispo rezava missa para 300 pessoas e … não explodiu.
Como chegar em Sweethaven: para aproveitar bem o destino vá de ônibus de linhas regulares de La Valletta até Melliena Bay.