Conhece o Superlambanana, o novo mascote de Liverpool?

Por Renan Oliveira

Eu sei que você leu esse título e logo achou que se tratava de algum super-herói japonês de quinta categoria. Esse é o Superlambanana, escultura amarela que fica em Liverpool, e é considerado (calma beatlemaníacos) o novo mascote da cidade.

Mas não pense que a ligação com o Japão foi só para abrir o texto, já que a escultura foi projetada pelo artista japonês Taro Chiezo para a ArtTransPennine Exhibition, um evento de arte contemporânea realizado em 1998.

A obra feita por Chiezo tinha um tamanho reduzido, e a escultura que pesa quase 8 toneladas e tem cerca de 5 a 6 metros de altura foi desenvolvida por artistas locais da cidade, e hoje fica na Tithebarn Street, próxima a Liverpool John Moores University.

E qual foi a inspiração para a obra? Alertar sobre os perigos da engenharia genética (é, dá para perceber) combinado a um fato histórico da cidade, já que bananas e ovelhas (aposto que você não reparou no lamb e achou que era um cachorro não é?) eram mercadorias comuns que circulavam no porto de Liverpool.

Se você não tiver a oportunidade de ouvir falar da escultura antes de ir a Liverpool, provavelmente, assim como eu, que só conheci o Superlambanana na lojinha do Museum of Liverpool (e também tem uma réplica no acervo), só descobrirá a obra quando chegar lá. E aí, vamos combinar que seja improvável que você deixe de fazer alguma atração sobre os Beatles para ir até a escultura.

Mas eu tenho uma boa notícia: em 2008, Liverpool  foi considerada a Capital Europeia da Cultura, e aí foram produzidas para esta ocasião 125 réplicas menores do Superlambanana e que hoje ficam espalhadas pela cidade, incluíndo essas das fotos, que ficam na Albert Dock. Então se for a Liverpool, não se preocupe. Provavelmente você vai topar com essa ovelha-banana.