Consumidor sem combustível pode cancelar pacote de viagem

29/05/2018 13:49 / Atualizado em 05/05/2020 10:42

Quem está com viagem marcada para o feriado de Corpus Christi, mas depende do combustível para pegar estrada poderá cancelar o pacote de viagem sem algum custo, segundo a Fundação Procon-SP.

De acordo com o órgão, “a greve dos caminhoneiros não elimina os direitos dos consumidores, mas exige bom senso de todos”, já que se trata de uma situação excepcional.

Mas é importante lembrar que o cancelamento deve ser feito antes da data de check-in. O Procon orienta ainda que o consumir pode solicitar os valores pagos integralmente, sem pagamento de taxas de cancelamento.

Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do Brasil
Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do Brasil

Em nota ao G1, a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) disse que está acompanhando a movimentação dos filiados no remanejamento das reservas pagas e não utilizadas.

Passagens aéreas

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomeenda que “os passageiros com voos marcados para os próximos dias consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos”.

Por causa da paralisação dos caminhoneiros, as empresas aéreas têm flexibilizado as regras para atender aos consumidores. Azul, Avianca, Gol e Latam não estão cobrando taxas dos passageiros que tiverem que remarcar seus voos.

Confira abaixo a recordação das empresas aéreas.

Avianca

A Avianca Brasil informou que “permanece avaliando de perto a situação relacionada ao abastecimento de combustível em cada um dos aeroportos em que atua.

A empresa recomenda aos consumidores que acompanhem a situação dos voos em seu site antes de seguirem para os aeroportos e solicita aos clientes que foram impactados que entrem em contato pelo número 4004-4040 para a remarcação das passagens até o dia 9 de junho, sem cobrança de taxa.

Azul

A Azul está comunicando os voos com problema em uma página de seu site oficial e vai remarcar ou cancelar gratuitamente passagens para voar até 4 de junho para os clientes afetados pela greve.

Gol

Segundo a assessoria de imprensa da Gol, os passageiros que tiverem voos cancelados poderão remarcar suas viagens gratuitamente ou pedir o reembolso das passagens.

Com informações do G1 e da Agência Brasil