Culinária brasileira é a 12ª melhor do mundo, segundo pesquisa; confira o ranking
As frutas brasileiras também entraram em ranking internacional das melhores do mundo
Cheiro, tempero e sabores, são as marcas da culinária brasileira, que alcançou a 12ª posição no ranking das “100 melhores cozinhas e pratos do mundo”, do site especializado Taste Atlas.
Com base em 271.819 classificações de pratos e 80.863 avaliações de produtos alimentícios, a lista reuniu comidas do mundo inteiro.
No ranking, a plataforma apresenta os lugares mais tradicionais para comer, recomendados por profissionais da alimentação, os pratos mais populares e os mais bem avaliados. Confira aqui.
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
Em outro ranking da Taste Atlas, a suculência que somente a picanha brasileira possui, ocupou o topo, sendo considerada o melhor prato. Vatapá e escondidinho, tradicionais iguarias nacionais, também se destacaram, ocupando respectivamente as posições 16ª e 58ª.
Não é a primeira vez que a queridinha picanha conquista reconhecimento no ranking da Taste.
Em 2022, ela conquistou o 2º lugar da lista de 100 melhores comidas tradicionais do mundo. De acordo com o ranking, “no Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seu cardápio”.
Logo em seguida, pratos como a feijoada, tapioca, pudim de leite condensado e outros compõem o destaque da culinária brasileira.
Entre as cozinhas que ficaram atrás da brasileira, destacam-se a polonesa, a argentina e a turca.
Os rankings da Taste Atlas são feitos por meio de uma análise minuciosa, utilizando critérios como 395.205 classificações de pratos e 115.660 classificações de produtos alimentícios.
As frutas brasileiras
As frutas brasileiras também conquistaram posições de destaque nos rankings da Taste Atlas.
A jabuticaba, fruta originária da Mata Atlântica brasileira, figura como a 2ª melhor do mundo. O resultado superou frutas populares a nível mundial como morango, pêssego e cereja, e obteve impressionante avaliação de 4.7 estrelas de 5.
Apenas o mangostim, fruta de origem asiática, superou a jabuticaba na classificação.
O açaí, apreciado não somente no Brasil como em diversas partes do mundo por seus diversos benefícios à saúde, conquistou a 7ª posição na lista, com classificação de 4.5.
Enquanto isso, o guaraná, conhecido pelo seu uso em bebidas energéticas, ocupa a 41ª posição, com 4.2 estrelas.