Cumuruxatiba, o recanto das baleias jubartes no sul da Bahia

Em parceria com vivaobrasil
20/04/2015 13:32 / Atualizado em 06/05/2020 20:34

O  Viva o Brasil foi até o litoral sul da Bahia, conhecer Cumuruxatiba. O lugar que também é chamado apenas de Cumuru é  pouco conhecido, mas que tem belezas naturais que não deixa a desejar nada para nenhum outro lugar do país. As praias da região são bem preservadas e contam com grandes extensões de areias fofas e brancas.

Em Cumuruxatiba existem diversas praias para se conhecer, todas elas com poucas ondas e um mar tranquilo. Isso porque existe uma barreira de arrecifes na região que impede as ondas mais fortes de chegarem as praias. Além de alguns turistas que visitam a região, outro grupo gosta de passar por lá: as baleias Jubarte!

 
 
As praias e belezas naturais de Cumuru são o grande atrativo do lugar[/img]

A Costa das Baleias fica exatamente no extremo sul da Bahia, e Cumuruxatiba é um ótimo lugar para poder ver as Jubartes que saem da Antártida atrás das águas mais quentes da Bahia durante os meses de julho e novembro. Se você quiser pode ver os animais de perto, existem passeios que levam os turistas próximo ao local onde as baleias ficam.

Os moradores são poucos, cerca de 4 mil habitantes que sobrevivem da pesca e da riqueza natural da região, que também é conhecida por sua ótima gastronomia, com pratos que levam peixes típicos da região e dão um sabor único aos pratos.

 
 

Nossa experiência

As belezas de Cumuru são incontáveis, o lugar é um dos mais bem preservados da Bahia e consegue fazer com que sintamos em contato com uma natureza ainda selvagem e intocada. O Viva o Brasil se encantou com o lugar!

Um caso a parte é poder ver as baleias  de perto. Pegamos um barco e fomos para bem pertinho delas, sensação indescritível é preciso ir lá para saber o que se passa. Mas ver a dança das jubartes é algo que não iremos nos esquecer tão cedo.

Não ter muitos turistas no lugar é outra coisa que faz Cumuruxatiba um ótimo lugar para se conhecer. É possível andar tranquilamente por lá, se hospedar em uma pequena pousada e aproveitar as tardes de sol, com direito a bastante água de coco. A falta de estrutura para o turista pode ser algo que não agrade alguns.

 
 

Como chegar

Cumuruxatiba é um pouco isolada, por isso chegar até lá conta com algumas paradas e trocas de veículos. O ponto de partida normalmente é o Aeroporto de Porto Seguro, que fica há 230 km da cidade de Prado, que dá acesso a Cumuru, após uma hora de viagem de ônibus ou carro.

De carro

O principal acesso de carro é feito pela BR-101, que também dá acesso a região de Prado. Traçamos algumas rotas que dão acesso ao local, a viagem é longa, mas se você não estiver com pressa é só escolher abaixo seu ponto de partida:

Porto Seguro – Bahia (210 KM)

Vitória – Espirito Santo (470 KM)

Salvador – Bahia (816 KM)

Belo Horizonte – Minas Gerais (823)

Dê ônibus

Para chegar em Cumuruxatiba de ônibus você precisará fazer escala. Primeiro até a cidade de Prado, a empresa São Geraldo oferece diversas linhas até o local. Depois de chegar a Prado, você pegará um novo ônibus até Cumuru, a empresa Expresso Brasileiro da Bahia faz esse trajeto.

Para conhecer ainda mais nosso país, sua cultura e arte acesse nosso blog www.vivaobrasil.com.br. Também estamos no Facebook, curta e compartilhe nossa página faça com que mais pessoas conheçam as belezas brasileiras.