5 curiosidades sobre cruzeiros que nunca te contaram na vida
Essas curiosidades sobre cruzeiros irão te surpreender
Há muitas curiosidades sobre cruzeiros que nós nem imaginamos. Essas grandes embarcações são preparadas para oferecer todo o conforto e segurança para seus passageiros, por isso, possuem diversas peculiaridades.
Assim, como as viagens duram alguns dias, a embarcação precisa estar totalmente preparada para todo o tipo de situação.
Pensando nisso, te contamos algumas curiosidades sobre cruzeiros que nunca te contaram e irão te surpreender.
- 5 hábitos para cultivar a felicidade no dia a dia
- Sinais de deficiência de vitamina C e como corrigir
- A relação do uso de celular com câncer no cérebro
- RJ: 3 praias incríveis em Arraial do Cabo para conhecer no verão
Necrotério a bordo
Entre as curiosidades sobre cruzeiros, a mais intrigante é que essas embarcações são obrigadas a terem um necrotério e sacos extras para serem colocados cadáveres em casos de emergência.
Desse modo, embora sejam lugares com diversão garantida, não são incomuns casos de pessoas que morrem a bordo. Assim, o necrotério dos cruzeiros, geralmente, é um pequeno compartimento refrigerado no deque mais baixo da estrutura.
Quando alguém morre a bordo, as autoridades são notificadas e uma equipe médica move o corpo para o necrotério. Portanto, na maior parte das vezes, o cadáver é retirado na próxima parada da embarcação.
Água
Antes de cada viagem, os navios de cruzeiro são abastecidos de água potável no porto, porém essa água é apenas utilizada na cozinha.
Com isso, o restante da água é dessalinizada. Assim, bombas retiram a água por meio de aberturas nos cascos do navio diretamente do mar para os tanques de dessalinização a bordo.
Após a captação, esse recurso é tratado para ser usado a bordo de forma segura, em torneiras, descargas, piscinas, etc,
Prisão
As embarcações não possuem forças policiais, porém passageiros considerados uma ameaça ou que violem o código da companhia podem ser colocados em celas pelas equipes de segurança do cruzeiro.
Em suma, a cela é, na verdade, uma pequena sala com uma cama e banheiro, mas sem grades. Assim, dependendo do crime, o passageiro pode permanecer no local até ser entregue às autoridades.
Além disso, pessoas embriagadas ou que causem confusão também podem ser detidas, no entanto são trancados nas próprias cabines.
O capitão é a autoridade máxima do navio e bandeira define a legislação seguida a bordo.
Alcoólicos Anônimos
Cruzeiros possibilitam aos passageiros pacotes de consumo de bebidas alcoólicas e possuem diversos bares, o que pode ser um gatilho para quem está tentando largar o vício.
Dessa forma, uma das curiosidades sobre cruzeiros é que muitas companhias oferecem encontros dos Alcoólicos Anônimos diariamente como uma forma de ajudar esses passageiros.
Assim, os encontros costumam acontecer em bibliotecas ou locais silenciosos, para que as pessoas se sintam confortáveis e mantenham o anonimato.
Descarte do lixo
Outra curiosidade sobre cruzeiros, é que no navio, todo o lixo é definido em duas categorias: lixo negro, que inclui detritos hospitalares e dos banheiros, e lixo cinza, que é todo o resto.
Dessa forma, pelas leis brasileiras, o lixo cinza pode ser jogado ao mar, entretanto precisa estar a, pelo menos, 22 km da costa. Por outro lado, o lixo negro precisa ser tratado, até que vire cinza, para ser despejado.