D23 debuta no Brasil com novidades do universo Disney
Disney usa o evento para anunciar as novidades nos parques temáticos, cinemas e streaming, em especial para os fãs de Marvel, Pixar, Star Wars
A Disney trouxe pela primeira vez ao Brasil seu maior evento de experiência para fãs: a D23, que acontece a cada dois anos em Anaheim, na Califórnia (EUA).
O evento inédito ocorreu no Transamérica Expo Center, na zona sul da capital paulista, no último fim de semana é atrai milhares de aficionados.
Foi a segunda vez na história que a D23 foi realizada fora dos Estados Unidos. A primeira foi em 2018, em Tóquio, no Japão.
Parte da iniciativa global da D23, que celebra o legado de Walt Disney, o evento apresentou experiências imersivas e atrações especiais, consolidando-se como um marco para os entusiastas da marca no país.
Além das novidades dos Destinos Disney, incluindo os parques Walt Disney World Resort, em Orlando, Disneyland California e Disney Cruise Line (companhia de cruzeiros), a “D23 Brasil – Uma Experiência Disney” também revelou os próximos lançamentos das franquias do universo Disney, como dos estúdios Pixar, ESPM, National Geographic, Marvel, Star Wars e outros.
A programação abrangeu também apresentações ao vivo com personagens da Disney, cosplayers, shows, além painéis e bate-papos especiais.
Destaques da D23 Brasil
Dentre os destaques, os visitantes puderam explorar seções dedicadas às principais franquias, como “Toy Stories”, “Carros”, “Star Wars”, “Avatar” e “O Rei Leão”.
A área da Marvel, por exemplo, incluiu atividades interativas e detalhes sobre futuros lançamentos, como “Capitão América: Admirável Mundo Novo” e “Thunderbolts”.
Os fãs de Star Wars tiveram a chance de testar suas habilidades em um labirinto de laser, enquanto o espaço da Pixar trouxe referências de Toy Story e prévias de novos filmes do estúdio, como “Elio” e “Moana 2”.
Outras novidades incluíram uma barbearia temática da Marvel, sessões culinárias inspiradas na série “O Urso”, e uma exposição sobre o futuro da Disney Cruise Line, destacando o navio Disney Treasure –sexto da frota, cuja lançamento está marcado para 21 de dezembro.
O evento atraiu tanto crianças quanto adultos, fortalecendo a conexão dos brasileiros com o universo Disney através de atividades que iam desde fotos em cenários icônicos até transmissões especiais da ESPN.
Novidades do universo Disney
A D23 surgiu em 2009 com o intuito de homenagear os fãs e proporcionar um encontro entre aqueles que dividem a mesma paixão pela Disney. O nome é uma junção do “D” de Disney e o “23” é em referência ao ano em que Walt Disney inaugurou o seu primeiro estúdio em Hollywood, em 1923.
Em sua primeira edição no Brasil, o evento reuniu o primeiro escalão de executivos da Disney, como Josh D’Amaro, chairman da Disney Experience, Michael Hundgen, vice-presidente de Criação de Portfólio do Walt Disney Imagineerig, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, e Cinthia Douglas, diretora de marketing e vendas da Disney Destinations para a América Latina.
Nenhum anúncio bombástico foi revelado na versão brasileira. Algumas novidades dos parques, como a expansão do Magic Kingdom com uma nova área dedicada aos vilões da Disney e do espaço dedico a animação Carros, a nova montanha-russa suspensa de Monstros S.A no Hollywood Studios, bem como as novas áreas de Encanto e Indiana Jones no Animal Kingdom, já haviam sido reveladas na D23 da Califórnia, em agosto último.
Para o público em geral, alguns anúncios tiveram um quê de ineditismo, como o terceiro filme da franquia Avatar (“Fogo e Cinzas”), com previsão de estreia em dezembro de 2025; “Toy Story 5”, com estreia para 2026 e que marca os 30 anos da franquia; e The Mandalorian & Grogu, cujo trailer foi exibido durante o painel da Lucasfilm.
Possível 2ª edição da D23 no Brasil
A Disney não revelou o público que passou pelo Expo Transamérica nos três dias de evento. A expectativa era receber 45 mil visitantes.
A última edição da D23, em agosto, na Califórnia reuniu mais de 100 mil pessoas, segundo “The New York Times”.
A Catraca Livre conversou Cinthia Douglas, diretora de marketing e vendas da Disney Destinations para a América Latina, sobre a edição brasileira e uma possível volta ao país em 2026.
“Um evento como esse ajuda a aproximar o brasileiro da magia da Disney. Fizemos uma pesquisa de mercado para saber o que o brasileiro sabia da D23 e o que ele esperava do evento, e vimos que ele queria ter essa experiência dos parques da Disney”, disse a executiva.
Questionada sobre uma nova edição, Cinthia não confirmou, mas também não negou. “Um segundo evento depende muito do sucesso desse”.
A reportagem também perguntou sobre a possível construção do pavilhão brasileiro no Epcot –a exemplo de outros países– e a presença do personagem Zé Carioca nos parques de Orlando. Segundo a executiva, não tem nada previsto para os próximos dois anos.
“O Brasil tem um espaço fixo no International Food & Wine Festival, que acontece todos os anos entre de agosto e novembro. Também já tivemos um show da Claudia Leitte [em 2022] e a aparição Zé Carioca”, comentou.
A construção do pavilhão do Brasil no Epcot é muito pedida pelos brasileiros que visitam o parque. Em 2019 chegou-se a ventilar na média que o espaço seria construído, mas não se confirmou.