De bike pelas Ilhas do Lagamar

Por Yasmin Abdalla, da Garupa*

Eis um programa perfeito para quem gosta de pedalar e prefere as praias selvagens às badaladas: um roteiro de bicicleta pelas areias desertas do Parque Nacional do Superagüi e do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, na divisa entre Paraná e São Paulo. E você ainda se esbalda de peixes e frutos do mar fresquinhos e conhece de perto o cotidiano das comunidades tradicionais dessa região que é o maior corredor de Mata Atlântica do Brasil.

São quatro dias e três noites de viagem partindo de Curitiba, com 50 km percorridos em bicicleta, várias travessias de barco, visitas às comunidades locais, trilhas e passeio por manguezais. A viagem é organizada pela operadora Gondwana Ecoturismo, e a próxima saída é no feriado de Corpus Christi, entre 4 e 7 de junho.

Muito pedal e boa prosa
Partindo de Pontal do Sul, no Paraná, há uma travessia de lancha até a Ilha do Mel, cenário da primeira pedalada de 5 km. Dali, outra lancha leva à Ilha das Peças, onde os pescadores da comunidade organizam um passeio em canoas tradicionais do Lagamar. Depois, o grupo faz uma doação de livros arrecadados antes da viagem. Uma segunda pedalada, de 12 km, e outra travessia até a Ilha de Superagui encerram o primeiro dia.

É em Superagui que acontece o maior percurso de bicicleta, de 28 km, pelas praias desertas da ilha até a vila da Barra do Ararapira. Depois, há a travessia até Pontal do Leste, na Ilha do Cardoso, e mais 19 km de pedalada até a comunidade de pesca do Marujá. As duas noites seguintes são passadas em pousadas comunitárias dali, uma oportunidade de vivenciar a rotina caiçara. Caminhar pela Praia do Lage e conhecer as piscinas naturais da região são os destaques do fim da viagem, junto ao almoço na comunidade do Ariri, já no município paulista de Cananéia.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná[/img]

O valor do roteiro é de R$ 1.850 por pessoa, para grupo de no mínimo 8 viajantes. Para quem não tem bicicleta e equipamentos (recomenda-se o uso de mountain bike), o aluguel sai a R$ 400 para os quatro dias –há uma pessoa que faz a manutenção diária das bicicletas durante todo o percurso. Mais informações com a Gondwana.

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.