De carro pelo Vale do Loire, na França
Para os viajantes que caem de amores por castelos, palácios e cenários bucólicos, o Vale do Loire é parada obrigatória durante uma viagem pelo território francês. A região, com mais de 300 construções reais, fica a menos de 200 km de Paris, e pode ser visitada de diferentes maneiras: com excursões, usando transporte público e de carro. Esta última opção é perfeita para quem tem tempo e quer maior praticidade para visitar suas principais atrações e descobrir ainda lugares que são pouco explorados pelo grande público.
Se for esse o seu caso, confira as dicas que o site Skyscanner selecionou e comece a planejar sua viagem o quanto antes e prepare-se para se apaixonar ainda pela França, conhecendo paisagens inesquecíveis.
Orléans
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Saindo de Paris, Orléans é a primeira cidade do Vale do Loire. Apenas 135 km de estrada separam os dois destinos e vale a pena parar ali para conhecer o Castelo de Chamerolles, conhecido graças ao Caminho dos Perfumes, que recria as diferentes fases da evolução das fragrâncias e dos cosméticos, graças à excepcional coleção de frascos de perfume e essências.
Orléans é também a terra natal de Joana D’Arc e vários espaços na cidade foram erguidos em sua homenagem. Além de visitar estes lugares e caminhar por suas ruas medievais, os viajantes podem ainda conhecer a majestosa ponte do canal de Briare (foto), os castelos de Sully, Gien e Meung-sur-Loire, e o Navy Museum Loire, que conta toda a história deste lendário rio.
Blois
A 60 km de Orléans fica a cidade de Blois, que serve como principal porta de entrada para o Castelo de Chambord, um dos maiores e mais famosos do Vale do Loire. É a partir de Blois que se chega ainda ao castelo de Cheverny, que serviu de inspiração para o criador de Tintim e a lugares como Castelo Real de Blois, Catedral de Saint-Louis, Igreja de San Vicente, Palácio de Alluye e Abadia de San Laumer que fizerem com que Blois fosse agraciada com o título de Cidade da Arte e da História.
Amboise
Amboise está a 35 km de distância de Blois e pode entrar no roteiro como próxima parada. Foi ali que Leonardo Da Vinci viveu os últimos anos de sua vida e sua última morada foi transformada em um museu que expõe objetos pessoais, projetos e reproduções das mais de quarenta máquinas inventadas pelo gênio. E esta é apenas uma das atrações à espera dos visitantes em Amboise. Lugares como o Castelo de Amboise, ruas medievais, outros museus e galerias fazem parte das possibilidades de quem quer conhecer esta pequena preciosidade do Vale do Loire.
Tours
Apenas 25 km separam Amboise de Tours, sendo esta última a melhor cidade para se hospedar no Vale do Loire. Assim como Blois, Tours é cidade base da região e, por isso, tem as melhores opções de hospedagem, além de servir como porta de entrada para outras atrações como o Castelo de Chinon, Castelo de Clos Lucé e o Castelo de Villandry. Para complementar o roteiro, é possível visitar o Museu de Belas Artes, a Basílica de Saint Martin, além de fazer paradas estratégicas para saborear a gastronomia única da cidade e se deixar levar por suas ruas históricas.
Saumur
Outra importante cidade do Vale do Loire, Saumur fica a 80 km de distância de Tours e merece uma visita por reunir o que há de melhor na região: cenários bucólicos, construções históricas, castelos, ruas medievais e vários outros espaços que fazem com que o visitante viaje no tempo. Seu principal cartão postal é o Château de Saumur, erguido ainda no século 14. As vinícolas também são responsáveis por atrair viajantes, impressionando a cada um deles, não apenas com a qualidade das bebidas que produzem, mas principalmente pelos belos cenários que ajudam a compor.
Como aproveitar
A melhor maneira de aproveitar todas as belezas do Vale do Loire é elaborar um roteiro a partir das suas preferências. A escolha vai depender muito de cada viajante e deve considerar ainda detalhes como tempo e orçamento. Quem pretende viajar economizando pode optar por conhecer a região usando o transporte público. Os famosos trens-bala saem de Paris e vão até cidades como Blois e Tours, em menos de uma hora, permitindo viagens bate-e-volta saindo da capital francesa. Os visitantes que tiverem a oportunidade de alugar um carro em Paris podem sair da cidade e seguir pela autoestrada A-10 (ou a D-952), que passa pelas cidades mencionadas aqui hoje.
Vale lembrar que as possibilidades não se esgotam nestes destinos, já que a região é formada por mais de 800 km de extensão. E além de incluir visitas a castelos e outras atrações do Vale do Loire, vale a pena elaborar uma rota com paradas previstas nas vinícolas e restaurantes da região. A experiência gastronômica vai complementar de forma única e imensamente saborosa a experiência turística, garantindo momentos ainda mais inesquecíveis à viagem.