Decolar é multada em R$ 7,5 mi por diferenciar preço a consumidor

19/06/2018 11:53 / Atualizado em 05/05/2020 10:51

O governo federal multou a agência de turismo on-line Decolar.com em R$ 7,5 milhões por ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

O descumprimento pode acarretar na suspensão da atividade e até na retirada do site da empresa do ar.

De acordo com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, tal prática é abusiva e discriminatória, além de representar violação ao Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com governo, empresa fazia diferenciação de preço de acomodações em hotéis, dependendo da localização geográfica do cliente
De acordo com governo, empresa fazia diferenciação de preço de acomodações em hotéis, dependendo da localização geográfica do cliente

O despacho com a decisão publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (18). Segundo o DPDC, a negativa de oferta de vagas existentes era feita após a empresa identificar a localização geográfica do consumidor.

Ainda segundo o DPDC, os valores cobrados por produtos como quartos de hotéis variavam em função da localidade onde a compra estaria sendo feita.

A Decolar.com tem prazo de 30 dias para fazer o depósito de R$ 7,5 milhões, por meio da GRU (Guia de Recolhimento à União) em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Outro lado

Em nota, a Decolar.com disse que não pratica “geopricing”, que é a cobrança de valores diferentes para o mesmo produto, e afirmou que opera com “transparência, honestidade, integridade, respeito ao seus clientes, e, principalmente,​ em conformidade com as leis, normas e regulamentos aplicáveis em todos os países em que atua”.

Sobre a acusação de manipular as reservas e disponibilidade de vagas em hotéis, a companhia reiterou que não pratica qualquer ato discriminatório e prejudicial aos seus clientes. “A empresa reforça ainda que atua como intermediadora entre os fornecedores e consumidores no que diz respeito à hospedagem, sendo esses fornecedores os responsáveis pela inclusão dos preços e disponibilidade de acomodações”, diz a empresa, em nota.

Com informações do UOL e da Agência Brasil