Descobrimento do Brasil: conheça a 1ª praia do litoral brasileiro
Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha
Antes que o Brasil virasse Brasil, bem antes do ‘achamento’ daquelas terras paradisíacas por naus portuguesas, o sul da atual Bahia já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passava por ali.
Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias imponentes que se erguem sobre nossas cabeças e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.
Durante décadas, Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil, aquela onde os portugueses protagonizaram o ‘achamento desta vossa terra nova’. Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente, no dia 22 de abril de 1.500.
Praias desertas, extensas faixas de areia virgens e ‘muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho’, em referência às algas.
Monte Pascoal
Essa seria a descrição na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da armada de Pedro Alvares Cabral que registrou a chegada às novas terras, que, anos mais tarde, derrubaria a tese de que o Brasil português teria começado em Porto Seguro.
De nenhum outro lugar da região, segundo guias locais, o Monte Pascoal pode ser avistado, exceto na Barra do Cahy, a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente.
Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Caminha, onde se lê: “Barra do Cahy, aqui nasceu o Brasil”.
Cumuru, como também é conhecido, é um distrito de Prado e pode ser visitado em passeios de barcos por mangues da Barra do Cahy, onde o mar se encontra com o rio Caí, e Corumbau, o último destino do município, ao lado de Caraíva, em Porto Seguro.
Como se orgulham alguns moradores da região, a sorte da região foi, justamente, não ter tido acesso asfaltado como destinos baianos vizinhos, como Trancoso e Arraial d’Ajuda.