Descobrindo a gastronomia medieval na República Tcheca

A República Tcheca está em festa. O país comemora este ano os 700 anos do nascimento do rei Carlos 4º (1316 – 1378). Durante todo o ano estão programados festivais de música, cultura medieval, gastronomia, cerveja e exposições.

Parte dos festejos inclui descobrir um pouco mais da história e da vida cotidiana de uma das figuras mais populares do país. Entre os pratos favoritos do rei estavam o peixe Lúcio recheado com amêndoas; e carne de caça. O pão e o vinho sempre acompanhavam as refeições.

Carlos 4º gostava de comidas condimentadas

O rei Carlos 4º gostava de caçar e daí o seu gosto por carnes de caça –codornas, cervos, coelhos ou carne de porco defumada. Ele costumava caçar nos bosques de Beroun, próximo ao seu castelo Karlštejn, onde teria descoberto fontes com águas medicinais e efeitos curativos.

No local foi fundada a cidade balneária mundialmente conhecida de Karlovy Vary. A carne de caça não podia faltar na mesa dos nobres porque era símbolo de riqueza.

Vista do castelo Karlštejn

Comidas condimentadas, aromáticas e com sabores fortes eram símbolos da cozinha dos aristocratas e, em geral, uma qualidade típica da gastronomia medieval. Nos castelos e palácios se condimentava com gengibre branco ou canela. Os súditos acrescentavam sementes de mostarda ou açafrão. Além do sabor, eles acrescentavam calor e ajudavam na digestão.

Já o pão naquela época fazia parte do cotidiano da vida dos súditos, da nobreza e do rei. Cristão, Carlos 4º comia apenas pão branco, porém, abusava da manteiga. Diz a lenda que em suas visitas a Karlštejn ou em Praga, desfrutava de pão coberto por manteiga com a espessura de um dedo humano.

Estátua do rei Carlos 4º, em Praga