Descubra 5 tendências sobre os desejos dos viajantes para 2022

Estudo da Booking.com revela que 2022 será o ano das viagens de férias, além de apontar comportamentos como otimismo e flexibilidade

Qual é o seu perfil de viajante? O aventureiro que topa tudo, aquele com um cronograma que segue à risca, ou será que deixa a vida te levar? Seja qual for, a verdade é que viajar é um dos grandes prazeres dos brasileiros para conhecer novas pessoas, sabores, relaxar e se divertir.

E depois de tanto tempo sem poder viajar, tudo indica que 2022 será o ano no qual as pessoas vão retomar o hábito com mais otimismo, conforto e segurança. Já adiantamos que nada será como antes, afinal uma pesquisa encomendada pela Booking.com aponta novos anseios e comportamentos de viajantes, que enxergam um horizonte mais leve pela frente.

Você sabia que a necessidade de dar um toque de imprevisibilidade e compensar o “tempo perdido” de férias aumentou em 52% se comparado ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da Booking.com?
Créditos: iStock - @JohnnyGreig | Banco de Imagens
Você sabia que a necessidade de dar um toque de imprevisibilidade e compensar o “tempo perdido” de férias aumentou em 52% se comparado ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da Booking.com?

Esta pesquisa, que ouviu mais de 24 mil viajantes em 31 países (incluindo o Brasil), teve seus resultados combinados com dados e insights da plataforma de viagens – tudo isso para entender e atender os desejos dos interessados.

Por exemplo, você sabia que a necessidade de dar um toque de imprevisibilidade e compensar o “tempo perdido” de férias aumentou em 52% se comparado ao ano anterior? Saiba mais abaixo sobre as cinco tendências de viagem para 2022 – e, quem sabe, comece a planejar a sua.

1. Como se fosse a primeira vez

Após um longo período de privação da vida social, simples detalhes ganham força na retomada das viagens. Sabe aquele friozinho na barriga de fazer algo pela primeira vez? Este sentimento será comum e dará novos respiros aos passeios.

De acordo com a pesquisa, oito em cada dez brasileiros vão valorizar muito mais a jornada (tipo sentar na janela do trem e observar a paisagem) e incluí-la como parte da aventura.

Para a maioria dos turistas, estar em contato com a natureza tem um papel importante: sentir o sol na pele (83%) ou ver rios e mares (86%) instantaneamente mudam o humor para melhor.

Para a maioria dos turistas, estar em contato com a natureza tem um papel importante: sentir o sol na pele (83%) ou ver rios e mares (86%) instantaneamente mudam o humor para melhor
Créditos: iStock - @Brunomsbarreto | Banco de Imagens
Para a maioria dos turistas, estar em contato com a natureza tem um papel importante: sentir o sol na pele (83%) ou ver rios e mares (86%) instantaneamente mudam o humor para melhor

2. Alguém aí falou FÉRIAS?

Nos últimos dois anos, o bem-estar mental e emocional em casa e no trabalho têm sido pauta constante. Por mais que muita gente tenha encontrado uma rotina bacana de autocuidado, 83% dos brasileiros consideram que viajar agrega muito mais do que outras formas de relaxamento. Por isso, sair de férias é uma prática de cuidado com si próprio, sim!

Para um quarto dos brasileiros, o ponto principal é sair da zona de conforto para renovar as energias. Destes, mais da metade atribui a renovação ao fato de vivenciar um modo de vida diferente do habitual – sendo que para 58% isto está atrelado a experimentar novos sabores e, para 39%, ouvir um novo idioma.

Por conta da pandemia foi necessário que muitas empresas adotassem o home office para a segurança de seus profissionais. 60% dos respondentes da pesquisa afirmam que, neste modelo, trabalharam mais horas e tiveram menos dias de férias.

Por isso, a prioridade para 2022 é ter merecidos dias de folga longe do escritório e do home office: 75% dos viajantes gostariam que suas férias fossem livres de qualquer interferência do trabalho para poder descansar melhor.

75% dos viajantes gostariam que suas férias fossem livres de qualquer interferência do trabalho para poder descansar melhor
Créditos: iStock - @Merlas | Banco de Imagens
75% dos viajantes gostariam que suas férias fossem livres de qualquer interferência do trabalho para poder descansar melhor

3. Nos entendemos melhor enquanto comunidades

O desejo de se conectar é uma característica marcante dos brasileiros. Por mais que tenhamos fortalecido nossa relação com pessoas e comércios próximos às nossas casas, por conta da pandemia, existe um desejo reprimido de voltar a se sentir em comunidade num aspecto mais amplo – o que será expandido para as férias.

Para 2022, os viajantes serão mais conscientes sobre o impacto de suas visitas nos destinos escolhidos. Dois em cada três brasileiros querem que sua viagem seja benéfica para a população local, levando em conta aspectos como o apoio a empresas da região.

E se for possível tudo isso com o auxílio da tecnologia, melhor ainda: 73% dos respondentes gostariam de um aplicativo ou site que sugerisse destinos onde o aumento do turismo teria impacto positivo na comunidade.

Três em cada quatro brasileiros querem conhecer pessoas durante suas viagens
Créditos: iStock - @DaniloAndjus | Banco de Imagens
Três em cada quatro brasileiros querem conhecer pessoas durante suas viagens

4. Tudo novo, de novo

Ainda sobre conexão, para além do sentimento de comunidade, a pesquisa revela que três em cada quatro brasileiros querem conhecer pessoas durante suas viagens.

Olha só os dados que o estudo da Booking.com traz: 79% dos viajantes não veem a hora de socializar, 60% querem se hospedar perto de diversas opções de vida noturna, e quase metade (48%) buscam um romance em sua próxima viagem (inclusive utilizando aplicativos de relacionamento).

Além disso, mais da metade dos brasileiros (58%) que responderam à pesquisa são do tipo “deixa a vida me levar”. A previsão para 2022 é que as viagens sejam um pouquinho mais improvisadas, com roteiros flexíveis e cheios de boas surpresas.

Desde que o orçamento caiba no bolso, 75% das pessoas vão dizer sim a qualquer oportunidade de viagem! Um número parecido, 74%, anseia pelo novo e está mais aberto a diferentes tipos de férias do que antes da pandemia. Muita gente vai ficar feliz simplesmente por estar longe de casa. Faz sentido para você?

Sim atrai sim: as pessoas querem viajar com quem também busca espontaneidade: quase um terço (28%) dos turistas está atrás de companheiros que gostam de seguir no flow.

Para isso é necessário que a tecnologia esteja a favor, abrindo possibilidades de fazer novas reservas durante o percurso e, assim, adaptar planos.

Quase um terço (28%) dos turistas que responderam a pesquisa estão atrás de companheiros que gostam de seguir no flow
Créditos: iStock - @Photodjo | Banco de Imagens
Quase um terço (28%) dos turistas que responderam a pesquisa estão atrás de companheiros que gostam de seguir no flow

5. Tecnologia como aliada

Para dois terços (68%) dos entrevistados no Brasil, a tecnologia ajuda a aliviar a ansiedade relacionada a viagens. Com serviços que vão desde tradução instantânea ou informes sobre chegadas tardias devido a voos atrasados, espera-se uma adoção ainda mais ampla de plataformas que disponibilizam informações precisas, ajudando os viajantes a tomar decisões.

Três em cada quatro brasileiros respondentes afirmam que se interessam em serviços que previssem países seguros para viajar ou que sugerissem destinos a serem visitados sem dor de cabeça – de acordo com restrições sanitárias da COVID-19.

Brasileiro gosta de improvisar, mas é pé no chão: as três prioridades dos viajantes são a garantia de que não vão perder dinheiro (42%), a capacidade de cancelar (21%) e de reagendar de graça (23%) suas reservas.


A Booking.com, empresa que busca tornar mais fácil a todos experimentar o mundo, entende que o setor de viagens precisará ser cada vez mais flexível para que as pessoas possam abraçar suas férias de verdade. Leia na íntegra as previsões de viagem para 2022.

E você, já planejou seu próximo destino? Clique aqui e tenha acesso a um mundo de possibilidades!