Descubra Anguilla, paraíso caribenho em cinco dias

Diferentemente das demais ilhas do Caribe, Anguilla optou por se manter fora dos roteiros de "overtourism"

Anguilla, uma das ilhas mais encantadoras do Caribe, é conhecida por suas praias de areia branca, águas cristalinas e uma atmosfera tranquila e acolhedora.

Recentemente, Anguilla foi eleita uma das três melhores ilhas do Caribe pela prestigiada revista americana “Travel+Leisure”.

Créditos: Divulgação/Anguilla Tourist Board

Se você está planejando uma viagem para este paraíso tropical, segue abaixo dica dos melhores passeios, as praias imperdíveis, a melhor época para visitar e como chegar a partir do Brasil.

Descubra Anguilla, paraíso caribenho em cinco dias

Localizada no nordeste do Caribe, Anguilla ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros. A ilha é brindada com 33 praias de areias brancas e água azul turquesa, consideradas as mais bonitas do mundo pelos viajantes mais experientes e pelas principais revistas de viagens.

A ilha é brindada com 33 praias de areias brancas e água azul turquesa
Créditos: NAPA74/iStock
A ilha é brindada com 33 praias de areias brancas e água azul turquesa

Outra vantagem de Anguilla é que a ilha fica fora dos roteiros mais populares do Caribe, por isso, mantém clima bucólico e preços acessíveis.

Para aqueles com tempo limitado, preparamos um roteiro de cinco dias para explorar o melhor de Anguilla 

Dia 1: Chegada e relaxamento em Shoal Bay East

Chegando em Anguilla, após um longo voo, a melhor maneira de começar sua viagem é relaxar em Shoal Bay East, considerada uma das melhores praias do mundo.

Com sua areia branca e fina, e águas turquesas, Shoal Bay East oferece um cenário perfeito para descansar e se ambientar com a ilha. Aproveite para fazer snorkeling e explorar a rica vida marinha logo abaixo da superfície.

Dia 2: Explorando a ilha e visitando Sandy Island

No segundo dia, é hora de explorar mais da ilha. Alugue um carro e conheça os charmosos vilarejos locais. Depois, embarque em uma curta viagem de barco até Sandy Island, um pequeno pedaço de terra cercado por águas azul-turquesa.

Areia fina e branca, mar com diversos tons de azul: a tranquilidade de Anguilla
Créditos: Divulgação
Areia fina e branca, mar com diversos tons de azul: a tranquilidade de Anguilla

A ilha é ideal para quem busca privacidade, além de ser perfeita para praticar snorkeling e relaxar com uma bebida refrescante nas mãos.

Dia 3: Desfrutando da tranquilidade de Meads Bay

Meads Bay é outra praia que não pode faltar no seu roteiro. Com águas calmas e uma vasta extensão de areia branca, essa praia é excelente para um dia de pura tranquilidade.

Aproveite para almoçar em um dos restaurantes à beira-mar, onde você poderá degustar frutos do mar frescos e pratos típicos da culinária caribenha.

Dia 4: Excursão a Prickly Pear Cays

No quarto dia, a nossa sugestão é fazer um passeio de barco até Prickly Pear Cays, um conjunto de ilhotas ao largo da costa de Anguilla.

Anguilla fica fora dos roteiros mais populares do Caribe, por isso, manteve um caráter e apelo encantadores.
Créditos: Isabellaphoto/iStock
Anguilla fica fora dos roteiros mais populares do Caribe, por isso, manteve um caráter e apelo encantadores.

O local é famoso por suas praias isoladas, águas claras e recifes de coral vibrantes, perfeitos para mergulho com snorkel ou simplesmente para relaxar ao sol. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes rústicos da ilha, onde você pode saborear um peixe fresco grelhado.

Dia 5: Conhecendo a história local e compras

Dedique seu último dia para explorar a herança cultural de Anguilla. Visite o Museu Nacional de Anguilla para aprender sobre a história e cultura local.

Depois, explore as lojas e boutiques em The Valley, a capital da ilha, onde você pode encontrar artesanatos e lembranças únicas.

Melhores praias de Anguilla

  • Shoal Bay East: Ideal para snorkeling e relaxamento.
  • Meads Bay: Perfeita para um dia tranquilo com ótimas opções de restaurantes.
  • Rendezvous Bay: Conhecida por sua longa extensão de areia e vistas deslumbrantes de St. Martin.
  • Little Bay: Uma praia mais isolada, acessível apenas por barco ou por uma trilha íngreme, perfeita para quem busca privacidade.

Melhor época para visitar a ilha

A melhor época para visitar Anguilla é entre dezembro e abril, durante a estação seca, quando o clima é mais ameno e há menos chances de chuva. Essa também é a alta temporada turística, então espere encontrar a ilha um pouco mais movimentada.

Anguilla ainda é pouco visitada por brasileiros
Créditos: Bret Peterson/iSyock
Anguilla ainda é pouco visitada por brasileiros

Se preferir uma viagem mais tranquila e com preços mais baixos, considere ir durante a baixa temporada, de maio a novembro, embora essa época coincida com a temporada de furacões.

Como chegar

Para chegar na ilha você pode pegar um voo da American Airlines, companhia aérea que opera voos diretos para Anguilla a partir de Miami (EUA). Neste caso, é necessário ter o visto americano.

A companhia oferece duas opções diárias, com partidas às 10h15 e às 12h10. Os voos têm duração média de três horas, proporcionando uma viagem rápida para a ilha paradisíaca, com vistas lindas das águas azuis do Caribe.

A American Airlines opera voos diretos para Anguilla a partir de Miami
Créditos: Divulgação/Visit Anguilla
A American Airlines opera voos diretos para Anguilla a partir de Miami

Caso não tenha visto americano, a opção é ir para St. Martin, com conexão no Panamá pela Copa Airlines. Neste caso, é preciso ainda pegar um ferry rápido (cerca de 20 minutos) ou voo com uma companhia local.

Idioma e moeda

O idioma oficial em Anguilla é o inglês, o que facilita a comunicação para turistas brasileiros com algum conhecimento básico. A moeda oficial é o dólar do Caribe Oriental (XCD), mas o dólar americano (US$) é amplamente aceito em toda a ilha.