Descubra as maravilhas da região das Montanhas Capixabas
A região é composta por nove municípios que tem forte influência europeia; veja o que fazer
A região das Montanhas Capixabas, localizadas no belo e ainda pouco explorado turisticamente estado do Espírito Santo, são um verdadeiro tesouro escondido para os amantes da natureza e do turismo.
Com paisagens deslumbrantes, ar puro e uma rica diversidade de fauna e flora, essa região é um convite para quem busca escapar do ritmo acelerado das cidades e se reconectar com a tranquilidade e beleza natural.
Há pouco mais de uma hora de carro da capital Vitória, uma das principais atrações da região é o Parque Nacional da Pedra Azul, em Domingos Martins. O local é conhecido pela sua paisagem deslumbrante, marcada pela formação rochosa com cerca de 1.800 metros de altitude que se destaca na paisagem.
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
A região da Pedra Azul é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. São diversos atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, e uma rica fauna e flora; os visitantes também podem visitar diversos empreendimentos familiares, entre eles, fazendas de café, apiário, queijarias e muito mais.
A Rota do Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio, é belíssima e integra a paisagem e os negócios rurais. Criada por donos de propriedades da região com o objetivo de movimentar o turismo, a rota contempla diversos estabelecimentos que vão de hospedagens a restaurantes cercados por um cenário de tirar o fôlego.
No Sítio Recanto do Lago, fomos recepcionados pela Família Bragatto e pudemos nos conectar com a natureza através das trilhas, da paisagem do Vale do Empoçado e até de mangas docinhas colhidas por lá mesmo.
A hospitalidade se refletiu em uma super mesa de café da tarde com iguarias como o pudim de arroz, pães e bolos caseiros, mel, caldo de cana extraído na hora e os excelentes cafés regionais. O sítio também oferece hospedagem e pode ser alugado para eventos.
Para os apreciadores de café, a região apresenta uma produção de alta qualidade. As fazendas cafeeiras da região oferecem visitas guiadas, onde é possível aprender sobre o cultivo, processamento e degustação desta bebida tão importante para nós brasileiros.
Além disso, é possível adquirir grãos frescos diretamente dos produtores, levando um pedacinho do sabor dessa região consigo.
Entre os destaques estão a Fazenda Carnielli em Venda Nova do Imigrante. Sua história começou em 1888 através de um imigrante italiano e atualmente recebe seus visitantes em um tour que mostra parte do processo produtivo da fazenda. Vale entrar na lojinha e conferir os excelentes embutidos, queijos, doces e cafés especiais feitos por eles.
Já a Fazenda Camocim, em Domingos Martins, é reconhecida internacionalmente por produzir cafés orgânicos, biodinâmicos, certificados, cultivados sem agrotóxicos ou aditivos químicos e, sobretudo, por uma iguaria especial: o Café do Jacu, único no mundo e de sabor indescritível, com elevado grau de pureza por ser cultivado sem qualquer interferência do homem.
Na visita guiada os visitantes aprendem muito sobre agrofloresta e cafés especiais.
O Apiário Florin, em Domingos Martins, oferece diversos produtos como própolis, pólen, geleia real, cosméticos exclusivos, hidromel, além de diferentes tipos de mel. Comandado pelo agrônomo e apicultor Arno Wieringa é uma parada obrigatória para quem quer entender a importância das abelhas para o mundo.
O Apiário Florin é a primeira empresa do Estado a conquistar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (OMT/ONU) e o primeiro no Brasil com Selo de Turismo de Experiência.
Gastronomia
Não podemos deixar de mencionar a culinária local, que encanta a todos os paladares. Com uma forte influência italiana e alemã, os restaurantes e pousadas da região oferecem uma deliciosa variedade de pratos típicos, que vão desde massas caseiras até pratos à base de carne suína.
Não deixe de experimentar os famosos queijos, embutidos, doces e cervejas produzidos na região, que são verdadeiras iguarias.
O Cantinho da Roça, em Afonso Cláudio, prepara almoço caseiro todos os domingos a partir das 11h. Mas, mediante reserva, os grupos de visitantes têm a oportunidade de experienciar um dia no campo, com direito a colocar a mão na massa e produzir um macarrão bem caseirinho, sob a supervisão da chef Márcia Soares. E tudo isso com um visual encantador.
Ainda em Afonso Cláudio, não deixe de conhecer a Queijaria Quintas do Vale e os seus queijos 100% artesanais e premiados, entre eles o melhor “queijo minas” do Espírito Santo. É um mais gostoso do que o outro.
O Empório e Restaurante Pedra Bonita, em Marechal Floriano, fica convenientemente localizado às margens da BR-262. A casa é uma ótima pedida para o almoço em meio aos deslocamentos; o bufê self-service inclui saladas, massas caseiras, polenta e carnes preparadas na parrilla. Além da gostosa comida, o turista pode encontrar uma seleção de produtos regionais e artesanatos.
A Cervejaria Deck Beer, em Pedra Azul, a cidade mais conhecida da região das Montanhas Capixabas, fabrica ótimas cervejas. São 11 torneiras de diferentes estilos que variam conforme o dia, uma boa ideia para os mais indecisos é começar com a régua de degustação, para experimentar um pouco de cada sabor.
No cardápio destacam-se as porções de dadinho de polenta, croquete de pernil e a carne da vovó. Para os mais famintos há opções de pratos mais robustos.
Também em Pedra Azul, bem do ladinho da entrada da Rota do Lagarto, fica a Morangos Peterle e a sua famosa e deliciosa torta de morango preparada com uma massa de pão de ló.
Ainda tivemos a oportunidade de participar de uma aula show no Senac-ES, com o chef e professor Renato Santos que, junto com os seus alunos, preparou um menu especial utilizando produtos que conquistaram a Indicação Geográfica da região: o embutido Socol e o Inhame.
Incrível experimentar preparações totalmente inusitadas como o sorvete de inhame e mel!
Onde se hospedar
E uma programação agitada como essa, merece uma hospedagem que proporcione sossego, bom gosto e hospitalidade.
A dica é a Pousada Altoé da Montanha, comandada pela família Altoé e localizada em Venda Nova do Imigrante. O local é intimista e afastado do agito urbano. As acomodações, que homenageiam os antepassados, são confortáveis e aconchegantes, um verdadeiro oásis de relaxamento.
Ah! O café da manhã com itens regionais e autorais como a pizza de polenta, criação familiar, é um show à parte.
As Montanhas Capixabas são um lugar onde a natureza e a cultura se encontram, proporcionando momentos de tranquilidade, aventura e encantamento. Seja para os amantes do ecoturismo, dos esportes de aventura ou simplesmente para quem busca um refúgio em meio à natureza, essa região é um destino imperdível.
Venha explorar as belezas das Montanhas Capixabas e se apaixonar por cada cantinho desse paraíso escondido.