Descubra Múrcia, a cidade de 1.200 no sudeste da Espanha
Apesar de ser menos conhecida que outras cidades espanholas, Múrcia encanta visitantes com suas belas praças, edifícios históricos e culinária autêntica
A cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha, celebra este ano 1.200 anos. Fundada pelo emir Abderramán II, a então medina de “Mursiya” possui uma história marcada pela convivência pacífica entre mouros e cristãos, o que resultou em uma rica herança cultural e arquitetônica.
Esse passado diverso se reflete em seus monumentos, tradições e gastronomia. Em seu auge, Múrcia era uma cidade amuralhada com 90 torres defensivas e 16 portas de entrada, algumas das quais ainda se conservam.

Ao longo do século 12, a cidade tornou-se um grande centro econômico e político, o que levou a um aumento das obras públicas, com a construção de numerosos edifícios religiosos e fortalezas.
- Governo de SP abre 1 milhão de vagas em curso totalmente gratuito de Inteligência Artificial
- Melhore seu currículo: conheça 10 plataformas que oferecem cursos gratuitos no Brasil
- Fique alerta! Estes tipos de câncer se desenvolvem no organismo sem dar sinais
- Cadastre-se e Jogue Fortune Dragon com rodadas a partir de R$0,40 na bet365
Apesar de ser menos conhecida que outras cidades espanholas, Múrcia encanta visitantes com suas belas praças, edifícios históricos e culinária autêntica.

Se você busca um destino menos explorado e cheio de charme, Múrcia pode ser a escolha perfeita para sua próxima viagem.
O que visitar em Múrcia?
1 – Catedral de Santa Maria

O principal cartão-postal de Múrcia é a Catedral de Santa Maria, um impressionante edifício que mistura os estilos gótico, renascentista e barroco. Sua torre de 93 metros de altura é a segunda mais alta da Espanha e oferece uma vista panorâmica da cidade.
2 – Real Casino

Este edifício histórico, construído no século 19, abriga um luxuoso clube social que impressiona com sua arquitetura e decoração interna. Os visitantes podem explorar suas salas requintadas e conhecer um pouco mais da história local.
3 – Plaza de las Flores

Um dos lugares mais vibrantes da cidade, a Plaza de las Flores é ideal para apreciar a gastronomia regional em seus bares e restaurantes tradicionais. É um excelente local para provar tapas e pratos típicos da cozinha murciana.
4 – Museu Salzillo

Para os amantes da arte sacra, o Museu Salzillo é uma visita obrigatória. O local abriga uma coleção impressionante de obras do escultor Francisco Salzillo, famoso por suas representações religiosas em madeira.
5 – Jardín del Malecón

Se você deseja relaxar, o Jardín del Malecón é um espaço verde encantador às margens do Rio Segura. O parque é perfeito para passeios ao ar livre e oferece um refúgio tranquilo no coração da cidade.
Como chegar a partir do Brasil
Atualmente, não há voos diretos do Brasil para Múrcia. No entanto, é possível chegar até a cidade fazendo conexão em Madri ou Barcelona. As principais opções incluem:
- Via Madri: Há voos diretos do Brasil para Madri operados por companhias como Air Europe, Iberia e Latam. De Madri, é possível pegar um trem de alta velocidade (AVE) que leva cerca de 2h30 até Múrcia.
- Via Barcelona: Outra opção é voar para Barcelona e, de lá, pegar um voo doméstico até o Aeroporto Internacional da Região de Múrcia ou utilizar o sistema ferroviário para chegar à cidade.
Por que você deve conhecer Múrcia em 2025?
Todo mês de setembro acontece a Feira de Múrcia, que este ano tem caráter especial — já que será celebrado os 1.200 de fundação da cidade, com diferentes atrações. A edição deste ano será realizada de 8 a 15 de setembro.

Antes, em junho, acontecem as festas dos mouros e cristãos. Enquanto em outras cidades da Espanha se celebram a reconquista da Península Ibérica com reprodução de batalhas, em Múrcia ela é mais focada no espírito festivo e na convivência entre os povos.

É é comum encontrar “mudéjares” e “templários”, seguidores de Ibn Arabi e do Infante Don Juan Manuel, cavaleiros da Ordem de Santiago ou de São João de Jerusalém, juntamente com “almorávidas” e “almóadas”, de braços dados na rua ou partilhando uma mesa, saboreando uma cerveja gelada ou um vinho local com uma marinera e ovas de Múrcia ou mojama.
As festas dos mouros e cristãos
As festas dos mouros (eles eram chamados de mauros pelos romanos, pois vinham da Mauritânia , que para eles era todo o norte da África) e as festas dos cristãos são muito populares na Espanha.




Estima-se que existam mais de 220 vilas e cidades que celebram uma festa de mouros e cristãos, especialmente na Comunidade Valenciana, Múrcia e Andaluzia, mas também há algumas na Catalunha, Castilla-La Mancha e até mesmo nas Ilhas Baleares e Canárias.
Vários delas são Festas de Interesse Turístico Internacional e o próximo que quer alcançar isso é a cidade de Múrcia, uma das mais antigas, cujas origens remontam ao século 15.