Deserto do Atacama tem gêiseres e lagoas a 4.000 metros

Roteiros podem incluir só o destino chileno ou acrescentar o Salar de Uyuni, na Bolívia

19/06/2019 19:27

Os mais altos desertos do planeta, um deles de sal. Lagoas a cerca de 4.000 metros do nível do mar. Formações rochosas, gêiseres, flamingos. O Deserto do Atacama, no Chile, e o Salar de Uyuni, na Bolívia, impressionam tanto que até parecem pinturas.

A viagem pode incluir os dois lugares de uma só vez ou se concentrar apenas no destino chileno.

Acordar cedo é essencial para aproveitar um dos principais atrativos do Atacama, o Geiser del Tatio, a 4.320 metros de altitude. Nesse campo geotérmico, o vapor brota da terra dando origem a uma misteriosa composição.

8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG

Banhe-se na água quentinha das piscinas termais, antes de retornar a San Pedro do Atacama, a mais conhecida das pequenas cidades e aldeias da região. Em Toconao, outra delas, compre produtos com pedra vulcânica ou lã de lhama. O animal da América do Sul é bem comum no Atacama.

Imagem do vulcão Licancabur na Cordilheira dos Andes refletida nas águas da Laguna Chaxa, no Atacama
Imagem do vulcão Licancabur na Cordilheira dos Andes refletida nas águas da Laguna Chaxa, no Atacama - Delpixart/iStock

Mas também estão no deserto chileno flamingos com suas penas rosadas. Podem ser vistos na Laguna de Chaxa e no Salar do Atacama, a 2.305 metros do nível do mar. Altitude bem maior têm as Lagoas Altiplânicas, a cerca de 4.150 metros. Certamente não vai se esquecer da emoção de ver o espelho d’água com vulcões refletidos nas lagunas Miscanti e Miñiques.

PAUSAGENS DESLUMBRANTES

Turistas de bike em uma estrada no Vale da Lua, no deserto de Atacama, com Cordilheira dos Andes ao fundo
Turistas de bike em uma estrada no Vale da Lua, no deserto de Atacama, com Cordilheira dos Andes ao fundo - Delpixart/iStock

O Atacama apresenta uma sucessão incrível de paisagens. No passeio para o Vale da Lua e para o Vale da Morte, dois clássicos imperdíveis, a variedade vai das Três Marias em estátuas de sal a formações rochosas como a chamada de Anfiteatro. Ver o pôr do sol do alto de uma duna de areia coroa um dia de exploração.

Vulcão Licancabur, visto da piscina do Hotel Tierra Atacama, no Chile
Vulcão Licancabur, visto da piscina do Hotel Tierra Atacama, no Chile - Divulgação

Com o pacote da Françatur é possível desfrutar do deserto com passeios durante as manhãs e tardes e, ao final do dia, retornar ao hotel Tierra Atacama, que oferece um excelente quarto, elaborados pratos da culinária regional, tratamentos relaxantes no spa e descanso na hidromassagem ao ar livre bem diante do Vulcão Licancabur.

SALAR DE UYUNI

Turisyas caminham pelo Salar de Uyuni,na Bolívia; o maior deserto de sal do mundo
Turisyas caminham pelo Salar de Uyuni,na Bolívia; o maior deserto de sal do mundo - KPS/iStock

O destino no Chile pode ser combinado também com o igualmente impressionante Salar de Uyuni. A Françatur oferece um roteiro com o deserto de sal, localizado já na Bolívia.

Turistas observam o Geiser Sol de Mañana
Turistas observam o Geiser Sol de Mañana - Phil Whitehouse/Wikimedia Commons

Após cruzar a fronteira do país vizinho, o viajante se deslumbra com a beleza do Geiser Sol de Mañana e da Laguna Colorada e seus flamingos-de-james, menor espécie do animal, em seu habitat a 4.278 metros de altitude. O cenário do mais alto e maior deserto de sal do mundo, com aproximadamente 10.582 km² de superfície, é mesmo fantástico.