Brasileiros apontam quais foram os destinos mais surpreendentes de 2024

Estudo avaliou custo-benefício, comida local e simpatia dos moradores nos destinos para criar ranking

10/12/2024 13:29

O que São Paulo, Minas Gerais e Bahia têm em comum? Para os viajantes brasileiros foram os três destinos mais surpreendentes de 2024, segundo estudo da plataforma de ensino de idiomas Preply, ao qual a Catraca Livre teve acesso.

São Paulo ocupou a primeira posição no ranking, com 13% dos votos. A Bahia apareceu em segundo lugar, com 12,5%; e em terceiro, Minas Gerais, com 10,4%. Na sequência, aparecem os estados de Alagoas, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Brasileiros apontam os destinos mais surpreendentes de 2024
Brasileiros apontam os destinos mais surpreendentes de 2024 - Brasil2/iStock

A pesquisa entrevistou 500 brasileiros que vivem em todas as regiões do país para definir o levantamento com base no custo-benefício, comida local, experiências fora do roteiro e a simpatia dos moradores nos destinos.

Os participantes do estudo responderam dez questões para avaliar as experiências turísticas que tiveram durante o ano.

A maioria dos entrevistados –oito em cada dez, o equivalente a 81%– disse ter viajado pelo menos uma vez a lazer em 2024.

Os destinos mais surpreendentes em 2024

  • São Paulo — 13%;
  • Bahia — 12,5%;
  • Minas Gerais — 10,4%;
  • Alagoas — 10,2%;
  • Ceará — 9,2%;
  • Santa Catarina — 9,2%
  • Pernambuco — 8,7%
  • Rio de Janeiro — 8,4%

Planos de viagem para o próximo ano

A pesquisa da Preply também apontou quais são os planos de viagem dos brasileiros com a chegada cada vez mais próxima de 2025, um ano permeado pelos chamados “feriadões” –folgas prolongadas graças a tantas oportunidades de emendas? 

Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto sua finalidade parecem se aproximar entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos ouvidos esperam embarcar rumo a praias paradisíacas (54,2%), cidades históricas (37,6%) e capitais culturais e artísticas (32,9%) –todas elas com o intuito de relaxar e descansar (72%), viver experiências únicas e marcantes (48,6%) e, ainda, explorar novas culturas (41,8%). 

Embora possa parecer cedo para alguns, inclusive, há quem esteja se organizando desde já
Embora possa parecer cedo para alguns, inclusive, há quem esteja se organizando desde já - Divulgação

Provando que desejam aproveitar ao máximo as folgas e férias para novas experiências turísticas, quando questionados pela Preply, 48,2% dos brasileiros entrevistados compartilharam ter a meta principal de viajar para o exterior, parcela similar à de respondentes cujo objetivo número um será, na verdade, visitar novos lugares dentro do Brasil (48,4%).