Destinos perto de São Paulo para ir nos próximos feriados

Em parceria com Viagem em Pauta
01/10/2018 17:11 / Atualizado em 05/05/2020 11:57

Os dias mais frios vão ficando para trás, o litoral vai ganhando novas temperaturas e o Brasil começa a contagem regressiva para o verão e para os feriados.

Vista do Lavandário de Cunha, a 230 km de São Paulo
Vista do Lavandário de Cunha, a 230 km de São Paulo - Eduardo Vessoni

Com início no último dia 22 de setembro, a primavera brasileira será marcada por feriados prolongados que favorecem quem quer cair na estrada: 12 de outubro (sexta-feira), 2 de novembro (sexta-feira) e a mega ponte entre os feriados dos dias 15 (quinta-feira) e 20 de novembro (terça-feira).

Confira destinos

Cunha (SP)

A 230 km da capital paulista, Cunha faz turismo com cerâmica, campos de lavanda, trilhas cênicas em meio a trechos preservados de Mata Atlântica e, como ninguém é de ferro, mesa farta, no melhor estilo comida de fazenda.

Estrada Cunha-Paraty (SP-RJ)

Reinaugurada, em 2016, a Estrada Cunha-Paraty é uma via cênica de 9,4 km sobre paralelepípedos que liga o interior paulista e Paraty, no sul do Rio de Janeiro.

Sem nenhuma atração turística, a estrada passa pelo Velho Caminho do Ouro e pelo interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Porém, prepare-se para cruzar uma das mais belas estradas brasileiras, uma continuação da SP-171, entre Guaratinguetá e Paraty.

Socorro (SP)

Localizado na Serra da Mantiqueira, esse destino deixou de ser apenas endereço de águas temais e fabricação de malhas para ganhar o mundo das atividades de aventura e do turismo rural bem estruturado.

E a melhor notícia que vem daquelas terras montanhosas, na divisa com Minas Gerais, é que os preços por ali não se contaminaram com os valores praticados em outros destinos brasileiros de aventura.

Litoral Norte de SP

Vista panorâmica da praia do Bonete, em Ilhabela, no litoral norte de SP
Vista panorâmica da praia do Bonete, em Ilhabela, no litoral norte de SP - WikiCommons

Para fugir do convencional, o litoral paulista tem opções de praias que se mantêm quase intocadas, sem nem precisar cruzar os limites do estado.

De norte a sul, São Paulo tem praias mais isoladas, em lugares conhecidos como Ilhabela, Ubatuba e Peruíbe.

Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ)

Praia do Passaterra, na Enseada do Sítio Forte
Praia do Passaterra, na Enseada do Sítio Forte - Eduardo Vessoni

Não muito longe de São Paulo e com acesso facilitado por balsas, a Baía da Ilha Grande é um dos lugares mais exclusivos do litoral sudeste do Brasil.

Só na Ilha Grande, um dos destinos dessa baía que abriga também Paraty e Angra do Reis, são quase 200 km², mais de 100 praias e 12 enseadas.

Paraty (RJ)

Saco do Mamanguá visto do alto da trilha do Pico do Pão de Açúcar, em Paraty
Saco do Mamanguá visto do alto da trilha do Pico do Pão de Açúcar, em Paraty - Eduardo Vessoni

Próximo ao casario colonial, tombado pelo IPHAN, fica algumas das mais belas faixas de areia do litoral fluminense e bem perto de São Paulo.

Localizada a pouco mais de 40 km de Cunha, no interior paulista, a região tem 60 praias, aproximadamente, cujo acesso à maioria delas se dá por barco.