Dia da Cerveja: os melhores destinos para beber uma gelada
Que a sexta-feira pede uma cerveja isto não é novidade para ninguém. Mas esta sexta-feira em especial é para celebrar duplamente. É que hoje, 4 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja.
Criado numa mesa de bar nos Estados Unidos por quatro amigos, a data é festejada na primeira sexta-feira de agosto em mais de 50 países, incluído o Brasil.
A bebida inspira roteiros turísticos tão variados quanto seus sabores e aromas. De antigas cervejarias na República Tcheca a modernas instalações nos Estados Unidos, o viajante pode tomar uma cerveja e celebrar esse dia em qualquer lugar do mundo. Mas quais são os melhores locais?
- 3 destinos perfeitos para viajar com crianças onde elas aproveitam tanto quanto adultos
- 5 melhores destinos para viajar na primavera no Brasil
- ‘IPA Month’ da Goose Island tem novas cervejas e shows
- Dia dos Solteiros: 4 destinos perfeitos para viajar sozinho
O site Booking.com fez um levantamento para identificar os melhores destinos para apreciar uma boa cerveja, de acordo com os usuários da plataforma ao redor do mundo. Sem mais delongas, confira sete cidades apaixonadas por cerveja e das quais você não vai querer sair.
Plzen, República Tcheca
Plzen tem sido um centro de produção de cerveja desde 1842 – quando a primeira pilsner lager foi produzida por lá. Hoje em dia, a icônica cervejaria Pilsner Urquell oferece aos visitantes a oportunidade de degustarem a melhor pilsner, diretamente do barril, em um passeio por seus empórios subterrâneos. Você pode recarregar as energias numa confortável cama do Courtyard by Marriott Pilsen –e depois tomar outra cerveja no famoso restaurante Pils’n’Grill, dentro do hotel.
Brno, República Tcheca
Casa da Starobrno –antiga cervejaria que hoje pertence à Heineken–, Brno é outro destino excelente para uma clássica cerveja. Aqui, os moradores tomam as cervejas Ležák (uma loira tradicional) e Ä?erné (escura e maltada), ambas da Starobrno, nos arredores da igreja St. James. Se você estiver à procura de algo mais reservado, peça um balde de cerveja e relaxe na jacuzzi do terraço do Avanti Hotel –um dos principais pontos em Brno.
Bamberg, Alemanha
Apaixonada por cerveja, Bamberg tem a maior concentração de cervejarias por quilômetro quadrado no mundo. Todas estão ligadas pela “Reinheitsgebot”, uma lei de pureza estabelecida há 500 anos na região da Bavária e que exige que toda cerveja seja produzida somente com água, malte, levedura e lúpulo.
A cerveja local de Bamberg –a “Rauchbier”, uma infusão viciante com malte defumado– é um ponto alto da visita. E o café da manhã oferecido pelo bem localizado Am Blumenhaus proporciona exatamente o tipo de sustento de que você precisa depois de uma noitada pela cidade.
Bruges, Bélgica
De cervejas tipo Ale produzidas sob supervisão de monges Trapistas e das mais escuras no estilo Stout a Tripels lupuladas e Krieks frutadas, a variedade de estilos de cerveja na Bélgica é surpreendente. Em Bruges, por exemplo, está a “Lambic”, deliciosa cerveja que passa por um estilo de fermentação espontânea e que pode ser apreciada em qualquer bar local, bem como centenas de outras cervejas.
O movimentado café ‘t Brugs Beertj oferece uma vasta coleção de produções Belgas, enquanto o Hotel Monsieur Ernest, um elegante prédio do século 14 onde já funcionou como uma cervejaria, fornece a acomodação ideal.
Portland, Oregon, EUA
Portland é o destino dos sonhos para os amantes das cervejas estilo IPA. Autoproclamada “capital da cerveja”, a cidade tem mais cervejarias que qualquer outra –e uma cultura de pubs que bate de frente com seus concorrentes Europeus. Você pode apreciar pints de cervejas lupuladas em diferentes pubs por toda a cidade, enquanto cervejarias como a Cascade e a Hopworks apresentam a rica história da produção artesanal de Portland. O estiloso Hotel Eastlund é o local ideal para relaxar no terraço onde está sua própria taberna de cerveja artesanal.
Leuven, Bélgica
Leuven é a casa da InBev –a maior cervejaria do mundo– e oferece uma generosa quantidade de produções artesanais para matar a sua sede. Ochtend Kriek, St. Adriaansbier, e Nostra Domus são três das mais populares. Mas com tantas opções, talvez o melhor seja se dirigir ao movimentado Oude Markt e pedir recomendações aos moradores locais.
Qingdao, China
Todo mês de agosto, milhões de pessoas se reúnem no grandioso Festival Internacional da Cerveja de Qingdao. O evento tem como objetivo reproduzir a famosa Oktoberfest, de Munique, mas com um toque chinês. No festival, o viajante encontra tendas de cerveja que também servem Bratwurst (salsicha de origem alemã), apresentações de bandas de música da Bavária e performances da ópera de Pequim.
O evento é patrocinado pela Tsingtao, cuja cervejaria em Qingdao funciona durante o ano todo, bem como seu museu na cidade.