Dia da Malbec: 8 harmonizações que vão te deixar com água na boca
A sommelière Jessica Marinzeck separou diversas dicas para que você não fique sem opções durante a apreciação do seu vinho
Quando se fala em vinhos do tipo Malbec logo associamos a rótulos produzidos na Argentina. Mas o que muitos apreciadores não sabem é que essa uva é nativa da região de Cahors, na França, onde p clime é bem mais frio que o nosso vizinho..
Uma das preferidas dos brasileiros, essa uva origina vinhos mais escuros e rústicos, com aromas de frutas negras e um toque de ervas.
Já na Argentina, onde o clima é mais quente, a uva se expressa de uma outra maneira, resultando em vinhos mais macios e com notas de frutas mais maduras.
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Fernando de Noronha em família: principais dicas e passeios
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
“A Malbec argentina conquistou o paladar do brasileiro pelos seus aromas de frutas maduras e pela maciez do vinho na boca. De modo geral, podemos dizer que a uva origina vinhos bem redondos, que conquistam tanto quem está começando no mundo do vinho quanto os apreciadores mais experientes”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.
“Além disso, os vinhos de Malbec são fáceis de harmonizar e combinam com uma das especialidades do final de semana do brasileiro: o churrasco”.
Para celebrar o Malbec World Day, comemorado no próximo sábado, dia 17 de abril, pedimos para a sommelière Jessica Marinzeck preparar 8 sugestões de harmonizações que vão te ajudar a ter experiências ainda mais especiais com essa uva tão adorada pelos brasileiros:
Costela e Picanha
“Ao pensar nas carnes vermelhas do churrasco, em especial na costela assada na brasa e na picanha, pensamos em um vinho tinto encorpado e com boa intensidade de taninos para harmonizar”, explica a sommelière. Sua sugestão é o Goulart M The Marshall Malbec Old Vines 2018, um vinho com passagem de 12 meses em carvalho e que apresenta taninos robustos e elegantes.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Asa de frango
A asa de frango é outro componente dos churrascos tradicionais, dessa vez de sabor mais delicado, comum devido ao tradicional tempero de carnes brancas com ervas finas. “Quando elaborada como rosé, a Malbec pode gerar vinho delicados e frescos, com notas de frutas vermelhas e ervas frescas que vão combinar muito bem com a asinha de frango do churrasco. Uma ótima aposta é o De Martino Malbec Rosé Valle del Maipo D.O. 2019, versão chilena da Malbec e que proporciona aroma e paladar frutados”, diz Jessica.
Chorizo
O chorizo é um prato de embutidos que usualmente é temperado com especiarias marcantes, como a páprica, por exemplo. “Para harmonizar, minha sugestão é o Baron de Taste Malbec 2019, um vinho com aromas de frutas vermelhas e negras maduras que vão combinar com os temperos do chorizo”, sugere a sommelière.
Espetinho vegetarianos (com legumes diversos)
Se engana quem pensa que os Malbec só combinam com carne vermelha – é possível encontrar um rótulo adequado aos vegetarianos. “No espetinho vegetariano temos a junção de legumes que integram sabores herbáceos (como o pimentão e o brócolis), acidez (vinda do tomate e da cebola) e um sabor mais delicado (vindo da cenoura e da couve-flor). Por isso, precisamos de um vinho que seja leve, fresco e com sabores delicados para essa harmonização. Sugiro o Terre Promise Malbec Rosé Côtes du Lot 2018, que é leve em boca e apresenta aromas de frutas cítricas e flores”, indica Jessica.
Cassoulet
Este prato é uma especialidade do sul da França, porém é muito consumido aqui no Brasil: trata-se do feijão branco com diversas carnes de porco, quase como uma feijoada. “Este é um prato encorpado, com carnes ricas em sabor e gordura e que vão harmonizar muito bem com o Ecusson des Roches Malbec Cahors D.O. 2016, um vinho com taninos bem integrados e bom nível de acidez”, explica Jessica.
Lasanha de berinjela
“Cada vez mais comum entre os brasileiros, a lasanha de berinjela possui textura macia e sabor marcante por ser acompanhada de molho vermelho e queijos. Uma boa escolha para acompanhar esse prato é o Punta Negra Wines of Belhara Malbec 2019, um vinho com passagem em barricas de carvalho, que apresenta textura sedosa, aromas de ameixa e um toque de baunilha que casa super bem com o prato”, afirma a sommelière.
Peixes e sushis
Com um sabor mais suave, os frutos do mar também podem ser uma boa escolha para os vinhos Malbec, como é o caso do Goulart Rosé Malbec Luján de Cuyo DOC 2020, um vinho delicado, de cor rosa pálido e com aromas morango e flores brancas. “Este Malbec combina muito bem com pratos bem delicados, como um peixe assado ou mesmo comida japonesa (sushis e sashimis)”, comenta Jessica.
Chocolate Amargo (70%)
“No caso de pratos doces, como o chocolate, a harmonização só funciona se o vinho e o prato forem equivalentes em nível de dulçor. Uma boa aposta para acompanhar o seu chocolate com 70% ou mais de cacau é o Goulart W Winemaker Winehunter Malbec Luján de Cuyo DOC 2018”, afirma Jessica. “Nesse caso, o vinho vai combinar com o amargor do doce, pois o nível de açúcar do chocolate é baixo. No caso de chocolates com menos cacau e mais açúcar a combinação pode não ficar muito boa”.