Dia das Mães: 9 destinos para você viajar com a sua
Tem opções para mães aventureiras, tranquilas, religiosas, fãs de jazz, doidas por compras, apreciadoras de vinho...
em muitas formas de celebrar o Dia das Mães em família: pode ser fazendo um passeio bacana, dando um presente que ela goste, cozinhando um jantar… ou tirando uma viagem dela do papel, que tal?
O buscador de voos Viajala.com.br fez uma seleção de nove destinos próximos de capitais para quem quer viajar com a mamãe em um bate-volta no fim de semana dela, ou esticar por uns dias e fazer até uma viagem um pouco maior. Tem opção para mães tranquilas, aventureiras, religiosas, fãs de jazz, amantes de história, loucas por compras, apreciadoras de vinho…
1 – Pirenópolis (GO)
Capitais próximas: Goiânia (120 km) e Brasília (150 km)
Para mães que gostam de: aventura, natureza, cidades históricas, gastronomia
Para a mãe mais tranquila, é só perambular pelas casinhas coloniais e ruas de pedra da cidade histórica, fundada no século 18, e provar a gastronomia local, como os pastelões e a panelinha goiana, mexidão de arroz, carnes e vegetais típico do Estado. As mais aventureiras podem percorrer algumas das 20 cachoeiras dos arredores de Pirenópolis. Elas são lindas, têm fácil acesso e, por ficarem afastadas do centro, têm pouco movimento. Por aqui, também é possível fazer rapel e arvorismo.
2 – Aparecida (SP)
Capitais próximas: São Paulo (180 km)
Para mães que gostam de: tranquilidade, espiritualidade, templos religiosos
É lá que fica o Santuário Nacional de Aparecida, o maior santuário do Brasil e um dos maiores do mundo – tem 72 mil metros quadrados. Esse polo do turismo religioso guarda a estatueta sagrada de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores nas margens do rio Paraíba do Sul no século 18. Quer uma dica para esticar essa viagem? A 50 km de Aparecida fica a cidade de Cunha, com ateliês de cerâmica, campos de lavanda e cachoeiras.
3 – Morretes (PR)
Capitais próximas: Curitiba (70 km)
Para mães que gostam de: cidades históricas, gastronomia, tranquilidade, natureza, passeios de trem, clima frio
Há quem pense que o Sul é sempre frio, mas saiba: no verão, a região é um calor de rachar. Por isso, visitá-la no outono é uma bela pedida. Morretes está ficando famosa por causa do passeio de trem que parte de Curitiba, considerado um dos trajetos mais bonitos do mundo (a gente explica tudo sobre ele aqui no blog do Viajala), que cruza por dentro da Mata Atlântica em uma ferrovia que data de 1885. Leve sua mãe para desfrutar do tranquilo passeio por dentro da mata para depois caminhar sem pressa nas margens do Rio Nhundiaquara e se deliciar com um barreado, prato típico de carne ao molho de cominho e especiarias. O passeio de trem dura 3h30min e o retorno pode ser feito de ônibus, que dura 1h30min.
8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG
4 – Bento Gonçalves e Gramado (RS)
Capitais próximas: Porto Alegre (de 100 a 130 km)
Para mães que gostam de: tranquilidade, compras, gastronomia, vinhos, clima frio
Quem quer curtir seu dia no conforto pode rumar direto para a Serra Gaúcha: no frio, a região fica ainda mais aconchegante e as comidas típicas, mais apetitosas. Muito próximas, as cidades de Bento Gonçalves e Gramado são fáceis de chegar, apresentam ótima estrutura turística e gastronomia imperdível, embora o turismo em Bento seja mais focado nos vinhedos e o de Gramado, voltado para parques temáticos e compras. Em maio, os preços ainda estão baixos, aguardando pelo boom das férias de julho, quando sobem bastante.
5 – Pantanal (MT)
Capitais próximas: Cuiabá (de 3h a 5h de viagem, dependendo do trajeto)
Para mães que gostam de: aventura, natureza, clima quente
Se sua mãe é aventureira, ela precisa conhecer o Pantanal. A riqueza de fauna e flora dessa região é impressionante e a estação é quem dita qual vai ser o tipo de passeio possível em cada momento. No mês das mães, a seca começa, as temperaturas são mais amenas (já que, no fim do ano, chegam aos 40 graus!) e os animais circulam muito mais – é a época perfeita para ver as onças.
6 – Ouro Preto (MG)
Capitais próximas: Belo Horizonte (90 km)
Para mães que gostam de: tranquilidade, cidades históricas, gastronomia, cerveja
Fundada em 1711, a cidade histórica mais conhecida do Brasil faz jus à fama: bem conservada e charmosa, Ouro Preto fará sua mãe se sentir dentro de uma novela de época. Igrejas centenárias, arte barroca, restaurantes renomados e cervejas locais também fazem parte do pacote. Vale lembrar que, apesar de ser um destino tranquilo, todas as ruas desembocam em ladeiras de pedra, portanto, é bom preparar o fôlego, trabalhar a panturrilha e levar sapatos confortáveis.
7 – Pipa (RN)
Capitais próximas: Natal (80 km) e João Pessoa (150 km)
Para mães que gostam de: tranquilidade, natureza, praias, clima quente
Essa é para descansar mesmo: o melhor a se fazer em Pipa é relaxar e curtir a paisagem e o vai e vem do mar. Os custos por lá são altos, afinal, Pipa é uma das praias mais cobiçadas do Brasil (o Viajala indica no seu blog como conhecer Pipa sem gastar muito). Porém, maio é baixa temporada, o que faz com que os preços caiam e fiquem bem mais acessíveis. Pode até chover nesse período, mas nada que estrague a beleza do lugar. Piscinas naturais, dunas, falésias e até golfinhos farão deste um passeio inesquecível para sua mãe.
8 – Lençóis Maranhenses (MA)
Capitais próximas: São Luís (250km)
Para mães que gostam de: aventura, tranquilidade, natureza, clima quente
Não tem tanta graça ver as dunas de Lençóis sem as lagoas, né? Pois esse famoso parque nacional, que fica em Barreirinhas, no Maranhão, vai “perdendo” seus espelhos d’água em novembro, na época de seca, e eles só voltam em maio, deixando a paisagem daquele jeito estonteante que conhecemos. Apesar disso, maio é considerado baixa temporada e tem preços bem mais convidativos que junho e julho, por exemplo.
9 – Paraty (RJ)
Capitais próximas: Rio de Janeiro (240km) e São Paulo (270km)
Para mães que gostam de: jazz, tranquilidade, cidades históricas, natureza, gastronomia, praias
Paraty, uma das mais charmosas cidades históricas brasileiras, pode ser explorada em poucos dias. Em maio, as chuvas são escassas e o clima, mais ameno. Dá para passear pelas casas coloniais, pelas ruas de pedra e pelo mar, de barco, pelas incríveis praias de Ilha Comprida, Praia da Lula, Lagoa Azul… No fim de semana do Dia das Mães de 2019, entre os dias 9 e 11 de maio, a cidade recebe o Bourbon Jazz Festival, com importantes nomes do jazz e do blues internacional.