Dia do silêncio: 4 destinos para apreciar a tranquilidade

O barulho e a agitação do dia a dia trazem prejuízos para nossa qualidade de vida e saúde mental

Cada vez mais vivemos em um ritmo acelerado e precisamos dar conta de muitas tarefas que competem a atenção o tempo todo. O barulho e a agitação do dia a dia trazem prejuízos para nossa qualidade de vida e saúde mental. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 7 de maio como o Dia Mundial do Silêncio.

A principal bandeira levantada na data é que as pessoas se conscientizem dos males que a poluição sonora pode acarretar.

Booking.com sugere lugares perfeitos para desacelerar e se desconectar da agitação do dia a dia
Créditos: RodrigoKristensen/iStock
Booking.com sugere lugares perfeitos para desacelerar e se desconectar da agitação do dia a dia

Para isso, é importante se desconectar do cotidiano e tirar um tempo para si, para contemplar uma nova paisagem e refletir no silêncio em meio à tranquilidade.

Levantamento realizado pela plataforma Booking.com mostra que mais da metade (59%) dos viajantes brasileiros desejam para dar uma pausa na correria do dia a dia e fazer uma viagem ainda este ano. Outros 53% responderam que devem reservar um tempo para a mente. Para completar, um quinto (21%) quer usufruir desse tempo de “ócio” para se redescobrir.

Com ajuda do pessoal da Booking.com, listamos quatro destinos no Brasil, com base nas recomendações dos usuários, para se hospedar em lugares de tranquilidade, relaxar e aproveitar o silêncio.

4 destinos para aproveitar o Dia Mundial do silêncio

Campos do Jordão (São Paulo)

Encravada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é uma cidade que oferece agito e tranquilidade ao mesmo tempo para os turistas. O destino, que possui clima ameno e bastante convidativo, tem uma variada rede hoteleira com arquitetura charmosa.

Vista da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão
Créditos: Divulgação
Vista da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão

Para quem procura momentos de tranquilidade, uma de suas atrações turísticas é o Bosque do Silêncio, uma área privativa repleta de araucárias, aves de várias espécies e insetos, como borboletas. 

O espaço abre todos os dias,  das 9h às 17h, é um ambiente para meditar, refletir e se reconectar consigo mesmo. 

Onde se hospedar em Campos do Jordão?

Para se hospedar, a indicação é a Pousada da Pedra, em estilo suíço em meio às colinas verdes. Aos sábados e feriados, os hóspede têm a disposição um chá da tarde com vinho espumante.

Vista da piscina da Pousada da Pedra, em Campos do Jordão
Créditos: Divulgação
Vista da piscina da Pousada da Pedra, em Campos do Jordão

Os quartos têm decoração em estilo rústico, com tons pastel, são bastante espaçosos e contam com varanda. Durante a estadia, o hóspede pode usufruir de massagens relaxantes e piscina ao ar livre aquecida. A acomodação fica a 3 km da estação de trem Emílio Ribas.

Outra opção é o Hotel Boutique Quebra-Noz, localizado a 300 metros da Praça Capivari, região central da cidade e a 9 km do Parque Horto Florestal.

A acomodação oferece piscina ao livre, sauna e piscina de borda infinita aquecida, além de spa com diversos tratamentos para relaxar.

Hotel Boutique Quebra-Noz, em Campos do Jordão
Créditos: Divulgação
Hotel Boutique Quebra-Noz, em Campos do Jordão

Os quartos dispõem de uma banheira de hidromassagem e algumas acomodações oferecem terraço. A 600 metros do hotel há uma trilha que passa por dentro da propriedade em que os hóspedes podem fazer caminhadas.

Gramado (Rio Grande do Sul)

Situado na Serra Gaúcha, Gramado é um destino que atrai turistas de diversas partes do Brasil. A cidade é conhecida pela sua arquitetura própria da colonização europeia, pela gastronomia e as variedades de passeios.

O Lago Negro é ponto ideal para um passeio ao ar livre em Gramado
Créditos: agustavop/iStock
O Lago Negro é ponto ideal para um passeio ao ar livre em Gramado

Além disso, é conhecida pelo seu clima ameno, propício para tomar um chocolate quente e por sediar o Natal Luz, período em que a cidade fica toda iluminada e enfeitada. O Lago Negro é ponto ideal para um passeio ao ar livre e para quem busca um pouco de silêncio.

Na vizinha Canela está o Parque Estadual do Caracol, onde fica a cascata do Caracol, lugar em que o viajante pode encontrar muita tranquilidade ao observar a bela queda d’água. 

Onde se hospedar em Gramado?

Se você procura uma experiência mais requintada, o Hotel Colline de France é o ideal. A belíssima propriedade foi eleita a melhor do mundo recentemente

O Colline de France conta com 34 sofisticados apartamentos, distribuídos em cinco categorias
Créditos: Divulgação
O Colline de France conta com 34 sofisticados apartamentos, distribuídos em cinco categorias

O hotel  tem decoração clássica e as acomodações oferecem aquecimento e alguns quartos com banheira de hidromassagem e lareira. Além disso, o hotel oferece piscina climatizada, tanto para os dias quentes quanto para os frios e chuvosos, onde é possível relaxar com jatos de hidromassagem.

A sauna úmida é equipada com uma ducha para quem desejar tomar um banho de contraste. O hotel possui o jardim das Buganvílias, perfeito para descansar e estar em contato com a natureza.

Créditos: Divulgação/Booking.com

Outra opção de hospedagem em Gramado é a Pousada La Lavande, que conta com vista para o jardim e oferece quartos em tons de cores claras e piso de madeira, proporcionando um ambiente aconchegante e com móveis contemporâneos.

Além disso, as acomodações são equipadas com sistema de aquecimento e cobertores térmicos. A propriedade fica a 700 m do Lago Negro e 800 m do centro da cidade.

João Pessoa (Paraíba)

Para quem não abre mão de uma praia a indicação é João Pessoa. A capital paraibana é conhecida como “Porta do Sol”, pois a cidade se situa no ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, além de ser um dos lugares mais verdes, com uma natureza que pode ser apreciada de diferentes formas.

João Pessoa  é conhecida como “Porta do Sol”
Créditos: luoman/iStock
João Pessoa  é conhecida como “Porta do Sol”

E por falar em sol, a praia do Jacaré é uma das atrações turísticas em que muitos se reúnem para apreciar o pôr do sol.

Em João Pessoa, as praias são as principais atrações, uma vez que o calor está presente durante o ano inteiro, e os viajantes aproveitam as águas mornas com areias claras.

A gastronomia também é outro atrativo local: na cidade está uma das principais produções de rapadura de cachaça do país, e o viajante também encontra outras iguarias da região, como carne de sol e buchada de bode.

Onde ficar em João Pessoa?

O Manaíra Apart Flat está localizado a 13 minutos a pé da praia de Manaíra e oferece acomodações com ar-condicionado, banheira de hidromassagem, academia e uma piscina exterior aberta o ano todo.

Alguns quartos do Oceana Atlântico Hotel, em João Pessoa, contam com banheira
Créditos: Divulgação/Booking.com
Alguns quartos do Oceana Atlântico Hotel, em João Pessoa, contam com banheira

Cada acomodação inclui uma pequena cozinha equipada com micro-ondas, frigobar, cafeteira e utensílios para preparar a comida, além de terraço com vista para a cidade.

A propriedade está a 1,3 km da praia do Bessa e a 17 km do aeroporto internacional Presidente Castro Pinto.

Se a ideia é um hotel pé na areia, o Oceana Atlântico é o indicado. O hotel é 5 estrelas e oferece acomodações com terraço com vista para o mar.

A bela piscina do Oceana Atlântico Hotel, em João Pessoa
Créditos: Divulgação/Booking.com
A bela piscina do Oceana Atlântico Hotel, em João Pessoa

Além disso, o spa está localizado na cobertura com vista panorâmica para o mar, que dispõe dos melhores tratamentos de massagem para proporcionar relaxamento total aos hóspedes, além de sauna com jacuzzi.

Monte Verde (Minas Gerais)

Localizado no sul de Minas Gerais, o vilarejo de Monte Verde proporciona tranquilidade, baixas temperaturas, pousadas e hotéis aconchegantes, além de um centrinho charmoso e famoso por oferecer restaurantes com boa gastronomia.

O charmoso vilarejo de Monte Verde, no sul de Minas Gerais
Créditos: Tom Araújo/Divulgação
O charmoso vilarejo de Monte Verde, no sul de Minas Gerais

O destino também oferece atrações em meio à natureza e lindas paisagens da Serra da Mantiqueira. Uma de suas principais atrações é a trilha da Pedra Redonda, com uma das vistas mais bonitas da região, feita em torno de 1h30 para apreciar a paisagem.

Outro lugar de tranquilidade é o Parque Oschin, onde os visitantes podem caminhar em meio à floresta de araucária, além de desfrutar de um redário para quem deseja ficar mais tempo em meio à natureza. 

Onde ficar em Monte Verde?

O vilarejo oferece inúmeras opções de hospedagem que cabem em todos os tipos de bolsos. Uma delas é a pousada Vila Suíça, com acomodações aconchegantes equipadas com chaleiras ou com cozinha compacta, micro-ondas e frigobar, além de banheira de hidromassagem para relaxar.

A charmosa Pousada Vila Suíça, em Monte Verde
Créditos: Divulgação/Booking.com
A charmosa Pousada Vila Suíça, em Monte Verde

O hóspede pode desfrutar de uma linda vista para o jardim enquanto o café da manhã é servido diariamente. A propriedade está localizada a 500 metros da Praça da Árvores.

Outra opção é o Kuriuwa Hotel, com apenas 17 acomodações distribuídas pela bela propriedade com muita privacidade e vista privilegiada para a Serra da Mantiqueira.

Uma das suítes do Kuriuwa Hotel com piscina privativa e vista para o vale
Créditos: Divulgação
Uma das suítes do Kuriuwa Hotel com piscina privativa e vista para o vale

O hotel oferece spa com piscina e academia, além de restaurante com culinária tradicional suíça em que serve fondue de queijo tradicional e uma ampla carta de vinhos refinados.

Algumas suítes dispõem de banheira de hidromassagem, terraço privativo e espaço com lareira. No espaço comum, o hotel oferece spa aquecido e sauna seca com tanque gelado.