Dia dos Mortos é celebrado com festa no México

21/10/2017 23:17

Dia dos Mortos é uma das festas mais aguardadas e importantes para os mexicanos. Em Puerto Vallarta e na Riviera Nayarit, a população se reúne nos cemitérios para homenagear os entes queridos, levando pão, frutas, caveiras de açúcar decoradas, velas, alimentos e roupas prediletas da pessoa já falecida.

O ritual, que ocorre entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, está longe de ser triste. É animado, otimista, cheio de cores e uma celebração à vida!

Saiba um pouco mais sobre os rituais:

Altar dos mortos

Os destinos oferecem uma programação com concursos, shows e até serenatas para os mortos
Os destinos oferecem uma programação com concursos, shows e até serenatas para os mortos

Um altar privativo construído para manter a oferta que os familiares e amigos preparam para os mortos. A intenção é atrair essas almas para ouvir as orações dirigidas a elas. O altar deve ter artigos e ofertas específicas, como foto, incenso, vela, calêndulas, caveiras de açúcar, um copo de água, comidas favoritas, livro, música, tequila, charuto, brinquedos ou qualquer outra coisa que os ajude a lembrar de sua vida na Terra.

Calaca

É uma figura de esqueleto humano, muito usada como parte da decoração durante a celebração do Dia dos Mortos. São fontes de alegria e não de luto, estando sempre vestidas com roupas coloridas e acompanhadas de instrumentos musicais.

Calavera ou Calaverita

Um crânio de açúcar decorado com glitter e uma folha de papel formam a calavera. O açúcar representa a doçura da vida e o crânio, a tristeza da morte.

Catrina

Esqueleto feminino criado pelo famoso artista José Guadalupe Posada (1852-1913). Catrín ou Catrina significa “homem ou mulher ricos”, pronunciado de forma sarcástica.

A tradicional comemoração celebra a visita das almas com cores e sabores
A tradicional comemoração celebra a visita das almas com cores e sabores - Eduardo Alberto Mugica Muro

Cempazuchitl

A flor tradicional amarela deste feriado é o símbolo da morte (também conhecido como cempasuchil ou zempasuchitl). Acredita-se que o perfume das pétalas é um caminho de boas-vindas para que os espíritos voltem ao seu altar ou sepultura.

Copal

Resina perfumada usada para limpar o caminho para o retorno dos espíritos.

Em Puerto Vallarta, a tradicional comemoração é marcada por exposições de artes e altares, exibições de filmes temáticos, degustações de pães dos mortos, concursos de Catrinas, apresentações de mariachis, desfiles e competições de caveiras e tumbas.

Já na Riviera Nayarit, a multicultural Sayulita inicia a programação com desfiles de caveiras e uma missa para abençoar o evento. Além disso, as atividades incluem disputas de altares, danças típicas, teatros, bandas de mariachi, procissão com serenata para os mortos e crianças pintando caveiras.