Dia Mundial do Turismo: 12 destinos para inspirar sua viagem

Neste domingo, dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. E para aproveitar a data, nada melhor que viajar. Pensando nisso, o pessoal da Expedia, agência de viagens online, selecionou 12 destinos para curtir durante o ano todo, do jeito que você quiser. Assim, dá para planejar com antecedência a viagem dos seus sonhos e até aproveitar as promoções que a Expedia preparou especialmente para essa semana.

São 12 viagens, 12 destinos, 12 ideias, uma para cada mês do ano e todas escolhidas a dedo, considerando a melhor época do ano para visitar cada um desses lugares. Tem inspirações para fazer turismo no Brasil e no mundo, à sua maneira.

Aproveite o mês de outubro (Dia das Crianças, Dia das Bruxas…) para curtir o Dia dos Mortos no México. Este mês encerra a temporada de furacões na região do Caribe –o que é um ótimo motivo para ir conferir as águas estupidamente azuis de Cancún– e começa os preparativos para o maior festival mexicano: o do Dia dos Mortos, que começa no dia 31 de outubro e segue até 2 de novembro. Vale a descoberta dessa celebração atípica para nós. O festival já foi tombado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e é um dos mais ricos do planeta.

Em novembro, descubra o festival das lanternas, na Tailândia. Ele acontece nas margens do rio Ping, onde milhares de pessoas acendem lanternas e as soltam para o céu estrelado. As lanternas em questão são feitas de papel, e parecem milhares de “águas vivas” luminosas voando, num espetáculo encantador. Imagina esse céu, com desfiles, música, artistas de rua e uma boa companhia?

Dezembro, Natal, família, fim de ano. Por que não esquiar nas Rochosas Canadenses e conhecer um pouco a cidade de Banff? Aproveitar a paisagem para um bom jantar? E até mesmo para quem não gosta de esquiar, há opções de se divertir pela cidade ou pelos parques de curtir uma neve.

Para o começo do ano, que tal uma viagem em janeiro às Patagônias chilenas e argentinas? Ambas são uma boa pedida –até porque planejar uma viagem combinando os dois países é uma dobradinha que funciona. A Patagônia argentina é maior que a chilena em termos de território, mas a paisagem das duas é muito semelhante. Visitar a região é viajar por uma terra cheia de glaciares, lagos belíssimos, picos nevados e muita natureza.

Não tem como pensar em fevereiro sem associar Brasil e Carnaval, certo? Disparado, é o melhor mês para se estar no Brasil se você gosta de festa. E festa é o que não falta: os três carnavais mais famosos do Brasil (Recife, Salvador e Rio de Janeiro) já são um tipo de experiência que a gente tem que viver pelo menos uma vez na vida.

Mas e se Carnaval não é sua praia? Nesse caso, dá tempo de ir a uma festa de ano novo — e do outro lado do mundo. O calendário da China segue uma contagem diferente do nosso e, por isso, o Ano Novo Chinês acontece em datas variáveis todo ano; em 2016, ele cai no dia 8 de fevereiro. Vale pensar na possibilidade, não?

Se março marca no calendário o fim do verão (ou do inverno, no hemisfério Norte), aproveite: é exatamente esse período de meia temporada a melhor época para “caçar” uma aurora boreal nos países mais ao norte, como Canadá, Rússia, Islândia e Noruega.

Em abril, a dica é curtir a primavera do hemisfério Norte que traz o fim das chuvas e o início das temperaturas mais gostosas, sem o frio incômodo do inverno –mas com o bônus de não elevar, também, nem os termômetros ou os preços. A época é perfeita, logo, para visitar a Turquia, que continua firme com o status de um dos destinos de viagem mais exuberantes do mundo.

O mês de maio e a cidade de Toscana tem tudo a ver! As tabelas de preços ainda conservam o tarifário de baixa temporada, mas o tempo está ensolarado e a paisagem, especialmente dourada e apaixonante. Maio é, geralmente, quando acontece a colheita do trigo, de modo que é possível ver, ainda, as montanhas da Toscana com o milho maduro e dourado “dançando” em ondas com o vento. Acredite, uma viagem nesse momento é registrar com os olhos as paisagens mais bonitas do país, no seu melhor.

Junho combina com uma viagem à Machu Picchu. Por ser a temporada de seca no Peru essa é uma das melhores épocas para ir. Além de coincidir com o festival do Inti Raimi, “Festa do Sol”, uma celebração que ainda preserva as raízes e rituais do povo andino.

O tempo de sol e as temperaturas altas de julho dão a largada do verão europeu e, especialmente, da temporada de cruzeiros pelo Velho Continente. O que não falta é opção: há cruzeiros pelos países bálticos, pela Noruega… Mas, convenhamos, viagem de sonho mesmo no verão europeu é um cruzeiro pelo Mediterrâneo. E, planejando com antecedência, não fica pesado para o bolso.

Agosto é o melhor mês para visitar Fernando de Noronha, pois com o fim da temporada de chuvas o mar está praticamente uma piscina, sem muitas ondas com um clima agradável e vista incrível. Noronha está sem dúvidas entre as melhores praias do mundo.

Em setembro, mês do Dia Mundial do Turismo, nada melhor que uma combinação radical como viajar para os Estados Unidos e conhecer a famosa Rota 66, em que a viagem em si é a estrada não o destino ou as paradas, podendo, claro, estender a viagem para Las Vegas, Los Angeles, Oklahoma.