Confira mais dicas de como obter a cidadania italiana
TheVeigas dão mais dicas sobre o processo para tirar a cidadania italiana
Na semana passada começamos a falar sobre a obtenção da cidadania italiana. Muita gente tem direito, mas não sabe por onde começar.
Hoje damos continuidade ao assunto, lembrando da nossa ressalva importantíssima: isso aqui é apenas uma noção geral de como é o processo todo. Pode ser que o seu caso concreto tenha peculiaridades não cobertas por nós.
Estude o assunto e, acima de tudo, fuja de empresas que prometem soluções mirabolantes e prazos milagrosos.
- 15 dúvidas de quem busca a dupla cidadania italiana
- 7 passos para obter a cidadania italiana; confira as dicas
- Brasileiros podem ser afetados por nova regra de cidadania na Itália
- Tirar a cidadania italiana em tempos de pandemia é possível
4 – E se eu não souber onde estão as certidões?
Converse com a família, retome contato com parentes distantes e monte sua árvore genealógica. Procure os cartórios das cidades e pesquise pelos documentos. Nessa hora, até falar com a administração de cemitérios ajuda.
Há também na internet sites que consolidam informações de famílias inteiras como o Family Search (gratuito) e o My Heritage (pago). Neles, você consegue acessar livros e registros de várias cidades e as peças do quebra-cabeças começam a se encaixar.
No nosso caso, depois de um fim de semana inteiro procurando agulha num palheiro, conseguimos informações do paradeiro de três certidões com o Family Search.
Há também profissionais especializados em fazer esse levantamento por você, tanto no Brasil quanto na Itália. Os valores variam de acordo com a dificuldade da busca.
Veja mais dicas em theveigas.