Dicas para curtir as regiões gay friendly do Canadá
O Canadá é um dos países mais respeitadores e inclusivos em relações às minorias. É muito raro ter algum relato que envolva preconceito e violência contra homossexuais no país, por exemplo. Isso ocorre principalmente nas grandes cidades, onde existem pessoas de todos os gêneros, cores e orientações sexuais.
Cidades como Toronto, Ottawa, Vancouver e Montreal possuem bairros gays, onde o preconceito quase não existe e a diversidade reina. No país, o casamento gay é permitido desde 2013, e a maioria da população é a favor desta decisão.
Mesmo sendo um país tolerante, os canadenses não são tão abertos assim quando o assunto é beijo na rua, já que são discretos e valorizam a privacidade. Então, qualquer tipo de casal, homossexual ou heterossexual, é muito bem-vindo ao país desde que aja de forma discreta em público.
- Dicas de viagem para o Canadá: o guia que você não sabia que precisava!
- 7 lugares incríveis para viajar sozinho que você nem imagina
- Para onde viajar em fevereiro no exterior e fugir do calor no Brasil?
- Bolsas para estudar de graça no Canadá; saiba como conseguir
Por conta dessa tolerância ao diferente, em várias cidades do país há regiões e eventos homossexuais, que reiteram o “close certo” do Canadá, principalmente nas cidades de Toronto, Vancouver e Montreal.
Dicas para curtir as regiões gay friendly no Canadá
Parada Gay de Vancouver – Davie Street
A Davie Street conta com a presença maciça dos gays, que moram ou estão de passagem por Vancouver. Esta região é conhecida como “gaybourhood”, ou bairro gay em português, pois quase todos os hotéis, restaurantes, pubs e cafés são dedicados ao público LGBTI.
Os pontos de ônibus por lá são da cor rosa e há bandeiras com o símbolo do arco-íris penduradas pelos postes do local. As faixas de pedestres e as lixeiras também homenageiam o movimento.
Além disso, é nessa mesma rua que acontece a Parada do Orgulho Gay de Vancouver há mais de 35 anos. Todos os anos um tema é escolhido para ser o lema da manifestação, que sempre visa mostrar o quão comum e normal é ser diferente.
Durante a Parada que, normalmente, acontece no mês de julho ou de agosto, gays, héteros e simpatizantes marcham em prol da diversidade em uma grande festa ao ar livre, com muita música, animação e respeito.
WhistlerPride e Ski Week
O evento foi nomeado pelo site Gay Travel como o evento gay número 1 de inverno, e acontece no vale de Whistler, que está a 607 metros acima do nível do mar.
O Whistler Pride recebe a comunidade LGBTI de 26 países e realiza o maior festival gay de inverno do planeta.
A Ski Week mescla a celebração da diversidade com a diversão em uma enorme área coberta de neve, onde os participantes podem esquiar à vontade.
The Village
Toronto abriga a maior comunidade gay do país, por isso, o preconceito é quase zero por lá. A principal área gay da cidade fica no centro, entre as ruas Church e Wellesley.
As placas de rua da região, conhecida como “The Village”, são grafadas com um arco-íris.
Na esquina das ruas Church e Alexander é possível ver a estátua do mercante escocês Alexander Wood, que foi o primeiro gay a se assumir no Canadá.
Parada Gay de Toronto
A Parada do Orgulho Gay é realizada em Toronto, todos os anos, no final de junho. Ela é maior e mais estrondosa do que a parada de Vancouver. Nas últimas edições, mais de 1 milhão de pessoas estiveram nas ruas.
A inclusão das minorias é tão importante no Canadá que a edição da Parada Gay de Toronto de 2016 teve a presença do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Essa foi a primeira vez que um primeiro-ministro em exercício participou da marcha do Dia do Orgulho Gay no país.
Prism Festival
O maior festival gay de música do mundo é realizado em Toronto. São cinco eventos com diversos shows durante todo o ano, incluindo o famoso Salvation. Vários artistas embalam as festividades que comemoram a beleza da diversidade.
O festival também conta com duas novas produções, Legends e Paradiso. Essas são as primeiras produções internacionais do evento que acontecem em Playa Del Carmen.
Divers cité, a Parada Gay de Montreal
Parada Gay em Montreal é realizada há 18 anos.
A missão do Divers Cité é apresentar um festival de arte e música que ilustre e celebre o valor da diversidade em meio a um espírito de troca, solidariedade e amor.
O evento acontece há quase 20 anos em Montreal e conta com a expansão de seu reconhecimento internacional a cada ano. A St. Catherine Street e ruas próximas a ela são fechadas todo mês de julho para a comemoração.
A maior parte da programação acontece nas ruas da cidade de forma gratuita. As músicas ficam a critério dos artistas do momento, que embalam o público durante a Parada do Orgulho Gay. Os participantes encontram facilmente artistas do blues, jazz, pop, rock, funk, tecno, entre outros.
St. Catherine Street
A vida noturna gay em Montreal se concentra em torno da St. Catherine Street, entre o Berri-UQAM e o metrô Papineau. Muitos bares e boates da região são agrupados, na maioria das vezes, sob o mesmo teto, como a Sky Complexe, que conta com uma boate, restaurante e um terraço no último piso.
Outro complexo bastante famoso é o Saloon Nightclub Resto, um lugar que conta com uma gastronomia especializada em carnes bovinas, mas também possui um bar popular, onde a comunidade LGBTI costuma se reunir.
Você já visitou alguma dessas regiões no Canadá? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.
Fonte: www.etacanadavisa.com.br