Dois restaurantes brasileiros estão entre os 50 melhores do mundo
O paulistano A Casa do Porco e o carioca Oteque foram premiados pelo "Oscar da gastronomia"
O Brasil tem dois restaurantes no badalado ranking The World’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar da gastronomia”. Os vencedores foram anunciados nesta quarta-feira em cerimônia em Las Vegas (EUA).
A Casa do Porco, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres, ficou no 27º lugar do ranking. No ano passado, o restaurante no centro da capital paulista havia ficado em 12º.
Janaína Torres também foi eleita melhor chef mulher do mundo. O resultado já havia sido revelado em março. No ano passado, ela foi eleita a melhor chef mulher da América Latina.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- O que sabemos sobre o parque temático dos Smurfs no Brasil
- Fernando de Noronha em família: principais dicas e passeios
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
O outro representante brasileiro na lista é o carioca Oteque, do chef Alberto Landgraf, que figura na 37ª posição da lista. A casa no bairro de Botafogo, na zona sul, deu um salto significativo, já que havia ficado no 76° lugar em 2023.
A premiação é feita pela revista britânica Restaurant, com base em uma pesquisa internacional de chefs de cozinha, donos de restaurantes, gourmands e críticos.
Os melhores restaurantes do mundo
O Disfrutar, em Barcelona, dos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, ficou com o posto de de melhor restaurante do mundo em 2024.
Segundo o 50 Best Restaurants, o restaurante espanhol, aberto em 2014, é um dos mais experimentais do mundo, já que serve diferentes menus-degustação ao longo do ano pautados na inovação e na criatividade.
O segundo lugar do ranking ficou outro espanhol, o Asador Etxebarri, comandado pelo chef Victor Arguinzoniz, na região de Bilbao, seguido do francês Table by Bruno Verjus, de Paris, liderado pelo chef Bruno Verjus.
Os 10 melhores restaurantes de 2024
- Disfrutar (Barcelona, Espanha)
- Asador Etxebarri (Atxondo, Espanha)
- Table by Bruno Verjus (Paris, França)
- Diverxo (Madrid, Espanha)
- Maido (Lima, Peru)
- Atomix (Nova York, Estados Unidos)
- Quintonil (Cidade do México, México)
- Alchemist (Copenhague, Dinamarca)
- Gaggan (Bangkok, Tailândia)
- Don Julio (Buenos Aires, Argentina)