Dólar alto não espanta brasileiros de Orlando

28/10/2015 07:03 / Atualizado em 07/05/2020 00:51

Apesar da alta do dólar nos últimos meses, Orlando continua a sendo o destino preferido dos brasileiros no exterior. Nem mesmo com a moeda norte-americana ter rompido a barreira dos R$ 4 tem adiado o sonho de conhecer a terra do Mickey e sua turma.

Vista do Orlando Internacional Premium Outlets, um dos preferidos dos brasileiros[/img]

Opinião compartilhada por Luis Rivera, relações públicas do Visit Orlando, órgão que promove o turismo da cidade. “Vejo muitos brasileiros pela cidade, mas mais contidos com as compras”, conta ele.

É o caso da advogada paulistana Vanessa Sacramento, 36 anos, que comprou o pacote de dez dias para ela e a filha em março, quando a moeda americana estava abaixo dos R$ 3,30.

Mesmo com a viagem já paga, Vanessa resolveu não se entregar à tentação e decidiu encurtar o tempo livre para compras. “Comprei um relógio de corrida, um iPhone e a boneca que minha filha [Our Generation], que no Brasil custa quase R$ 400 e aqui paguei menos de R$ 150”, diz a advogada. “Se o dólar estivesse mais barato com certeza levaria mais coisas”, completa.

Uma alternativa encontrada por alguns brasileiros para driblar a alta do dólar tem sido o planejamento através de blogs e sites de viagem, ao invés do tradicional pacote em agências de turismo.

O casal cearense Larissa Antunes, 29 anos e Antônio Campos, 35 anos, que foram para Orlando comemorar os 5 anos da filha Amanda e optaram por alugar uma casa do que ficar num hotel.

“Ficamos quase um mês pesquisando na internet os preços das passagens aéreas, do carro e da casa. No final conseguimos um preço bem melhor que dos pacotes das agências de turismo”, revela Antônio.

Segundo ele, com a economia foi possível ficar mais três dias em Orlando e nos parques. “E ainda vai dar para fazer umas comprinhas”, brinca.

Encurtar os dias de compras para passar mais tempo nos parques também foi a opção de uma família curitibana. “Impossível vir a Orlando e não comprar nada. Só que com o dólar nas alturas, optamos por priorizar a diversão em família e conhecer os parques com mais calma e o i-Drive36o [novo complexo de lazer da cidade]. Já que é a nossa primeira vez na Disney”, conta a bancária Célia Lima, 39 anos, que estava acompanhada do marido André e dos  filhos, Lucas, 5 anos, e Pedro, 10.

 Voos para Orlando

Uma prova de que a alta do dólar não afetou o setor aéreo é o número de brasileiros que viajaram para Orlando entre janeiro e agosto deste ano. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as empresas levaram 189.329 passageiros para o destino, contra 102.089 no mesmo período do ano passado.

No final do mês passado, a americana Delta entrou com um pedido para aumentar o serviço direto entre São Paulo e Orlando de quatro voos semanais para diário. A rota será iniciada em 19 de dezembro e a companhia espera servir ambas as cidades diariamente a partir de 20 de fevereiro.

O jornalista viajou a convite do Visit Orlando