Eclipse solar total poderá ser visto no Brasil; saiba onde ver

O eclipse solar total começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53

Alguns poucos sortudos terão o privilégio de contemplar o eclipse solar total, que acontece na próxima segunda-feira, 14, O fenômeno poderá ser visto, de forma parcial, em alguns pontos do Brasil.

Por 24 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, transformando o dia em “noite” por alguns segundos. As informações são da BBC News Brasil.

Eclipse solar total poderá ser visto no Brasil; saiba onde ver
Créditos: suman bhaumik/iStock
Eclipse solar total poderá ser visto no Brasil; saiba onde ver

Em alguns pontos da Argentina e do Chile, será possível contemplar o fenômeno em sua totalidade. Já no Brasil — assim como em outros países da América do Sul—, o eclipse poderá ser visto apenas de maneira parcial.

No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%.

O eclipse solar total começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53. A Nasa vai transmitir ao vivo o eclipse na América do Sul, a partir das 11h40.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Mas quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos.  Também é preciso manter o distanciamento social por conta da pandemia.

Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).