El Chaltén, a capital do trekking na Patagônia argentina

Confira no vídeo a nossa experiência em El Chaltén e comece você também a planejar a sua viagem por lá

Nós do Mundo à Volta fomos para El Chaltén logo depois de conhecer El Calafate e nos apaixonarmos pelo glaciar Perito Moreno e pelos lagos da cidade. Parecia difícil que alguma paisagem na Patagônia argentina voltasse a nos impressionar tanto quanto os últimos lugares por onde havíamos passado. Mas, sempre que perguntávamos a moradores locais de El Calafate o que eles mais gostavam de fazer na região, curiosamente nos respondiam “ir para El Chaltén.”

Chegando nesse pequeno povoado, entendemos perfeitamente. A nossa primeira expressão ao descer do ônibus em El Chaltén foi: “uau”. A cidade não chega a ter nem 2 mil habitantes e algumas poucas ruazinhas, todas rodeadas por montes nevados que deixam o clima ainda mais charmoso, seja no verão ou no inverno. Chegando lá, logo na entrada, você já consegue avistar o pico que deu nome ao lugar, o “El Chaltén”, que em idioma aonikenk significa “cabeça que solta fumaça”. Assim era chamado o Fitz Roy, monte mais famoso da cidade.

El Chaltén é conhecida como a capital argentina do trekking e atrai aventureiros do mundo inteiro, principalmente no verão, alta temporada. Nós não somos os mais viciados em adrenalina e mesmo assim curtimos (e muito) por lá, fazendo a trilha até a base do Fitz Roy e tirando um dia pra descansar na cachoeira Chorrillo del Salto. O mais legal desse pequeno vilarejo é que todas as entradas e passeios são gratuitos, basta querer caminhar e respeitar as regras de preservação do Parque Nacional los Glaciares, sem precisar contratar nenhum tour caríssimo com agências – típico em outros pontos da Patagônia. Confira o vídeo e comece a planejar a sua viagem por lá também:

https://www.youtube.com/watch?v=S0HyPN241bg

Inscreva-se no nosso canal do Youtube para ficar por dentro da nossa viagem. Acesse nosso Facebook ou Instagram.