Casal compartilha altos e baixos de morar no Canadá

Diferente da maioria dos brasileiros que vão em busca de refazer a sua vida fora do Brasil por conta de fatores como segurança e saúde, Malu Gabardo e Pablo Klein seguiram para o Canadá por conta própria para descobrir os dois lados da moeda em se morar fora do país.

Com apenas 20 e 21 anos, respectivamente, o casal embarcou para uma viagem que sabia que não traria apenas recordações de momentos felizes e alto astral. Eles embarcaram em seus próprios sonhos mas sabiam que teriam que dar a cara a tapa para alcançar seus objetivos de forma independente.

Após longos dois anos de planejamento, pesquisa e muita economia, eles decidiram que seu destino seria a cidade de Toronto, no Canadá. Esse é um dos maiores centros financeiros do mundo e a parada certa de imigrantes de todos os cantos do globo, tornando-a assim, uma referencia quando se fala em multiculturalidade.

O Canadá aposta muito nas áreas de tecnologia e possui muitos profissionais altamente qualificados na área, e mesmo assim, ainda continua em busca por mais. Apaixonados por audiovisual, mídia e tudo o que envolva inovação, o casal de brasileiros teve certeza de que encontrou um ponto de equilíbrio em meio a essa imensidão de possibilidades e elaborou um projeto chamado “

Tudo Sobre Canada” que está em prática há 7 meses no YouTube.

“No canal falamos sobre nosso cotidiano, cultura e dicas para quem quer fazer turismo ou até mesmo tem a pretensão de vir para ficar no Canadá”, diz Pablo. “Compartilhamos material da vida que levamos no Canadá pois sabemos o quanto é difícil uma mudança de país e qualquer dica, por mais boba que possa parecer, muitas vezes faz uma diferença gritante para o recém-chegado, ou mesmo o turista, que não quer perder nenhum minuto em vão”, completa.

Obviamente, nem tudo são flores a todo o momento. O primeiro objetivo de Pablo e Malu nesta jornada, tornou-se mais difícil do que imaginavam quando posto em prática. Aperfeiçoar-se ou aprender uma língua estrangeira é sim muito importante. Tanto para o surgimento de novas oportunidades, mas principalmente, para a comunicação diária em um país estrangeiro e vencer essa etapa é um desafio que ambos encaram dia após dia em seu atual destino.

O Canadá é um país aberto e tem sido uma opção bem vista quando se fala de aprendizado de idioma, já que ele promete trazer a mistura do inglês americano com o inglês britânico ao estudante e também abre a possibilidade de se aprender francês fora da Europa. “Depois de estudar aqui, sotaques de qualquer região serão facilmente compreendidos quando se precisar falar a língua”, diz Malu, que enfrenta e derruba barreiras pessoais no contato com a nova língua.

Malu e Pablo já moram nessas terras gélidas a pouco mais de um ano e dizem: “Tivemos certeza que queríamos passar mais tempo de nossas vidas aqui quando completamos 6 meses no país e paramos para refletir sobre tudo o que já havíamos conquistado, percebendo que aqui a lista de oportunidades e sonhos concretizados foi infinitamente maior quando comparado a nossa terra natal”.

Interagir com novas culturas é uma experiência única e, diferente da maioria dos lugares do mundo, você não precisa viajar para lá e para cá para encontrar pessoas, cheiros e comidas de todo canto do planeta quando se está em Toronto. Segundo o casal, que hoje se diz apaixonado pelo país que escolheu para viver, o frio é apenas uma questão de costume, e se pode ter uma vida absolutamente normal durante os rigorosos invernos de -20ºC.

Além disso, o Canadá é um país com uma imensa área territorial e pode fazer qualquer um achar exatamente o lugar que deseja e se sente bem. Agito, animação, natureza, história, cultura ou apenas um bom icewine (vinho típico canadense que se diferencia pela forma como as uvas devem estar para faze-lo: congeladas) pode ser apreciado por lá.