Entenda as mudanças na franquia de bagagens no Brasil

Novas regras da Anac liberam empresas cobrar por bagagens despachadas

A partir da próxima terça-feira (14), entram em vigor as novas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que, entre outras coisas, estabelecem uma importante mudança a respeito da desregulamentação da franquia de bagagens: hoje, todos os passageiros de voos domésticos têm direito a despachar gratuitamente uma mala de 23 kg e os de voos internacionais até duas malas de 32 kg cada.

Com a mudança, a Anac não vai mais impor limites mínimos para bagagens despachadas e as companhias poderão cobrar pelo serviço como desejarem. Entretanto, a franquia mínima de bagagem de mão, que pode ser levada pelo passageiro dentro da aeronave, aumenta de 5 kg para 10 kg (observados limites da aeronave e de volumes).

Novas regras da Anac liberam empresas cobrar por bagagens despachadas

Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que, a partir do mês de março, cada passageiro terá direito de viajar com uma bagagem pequena, de até 10 kg, além de um volume de mão –bolsa, mochila ou sacola, sem qualquer adição de taxas na hora da aquisição das passagens. Já para as malas maiores, que são despachadas, cada companhia aérea poderá determinar sua regra própria de cobrança.

Em muitos países ao redor do mundo esse sistema já funciona há alguns anos. Assim, as pessoas acostumadas a fazer viagens curtas aprenderam a embarcar levando apenas a bagagem de mão, o que acaba barateando o passeio e agilizando o embarque e desembarque nos aeroportos. Ou seja, ao contrário do que se imagina, a nova medida pode se tornar lucrativa aos passageiros.

Mas, é claro que para se tirar proveito dessa novidade, uma coisa é muito importante: reaprender a montar a mala de mão. Como isso pode soar como uma missão impossível, o pessoal da vitrine virtual UmSóLugar elaborou um infográfico com dicas muito valiosas para a construção de uma checklist infalível. Veja só: