Escola de esqui em Portillo tem aula para crianças a partir de 3 anos
Estação de esqui chilena completa 70 anos com pistas para todos os níveis
De junho a outubro acontece a temporada esqui em Portillo, no Chile, e brasileiros podem aprender esportes de neve, como esqui e snowboard.
Fui atrás de profissionais para ajudar quem quer iniciar na prática, e descobri que há aulas de preparo físico para isso até no Brasil.
O resort completou 70 anos na Cordilheira dos Andes, e lá a escolinha de esqui começa cedo. Aos 3 anos já é possível aprender.
- O erro com a escova de dente que pode comprometer sua saúde bucal
- Câncer de rim: sinal de alerta pode surgir enquanto você dorme
- Trem de alta velocidade conecta Berlim e Paris em 8h
- 9 verdades sobre o câncer de pele que todos deveriam conhecer
Esquiar é muito mais difícil e perigoso do que se imagina. Aulas são indispensáveis.
Fiz 4 aulas na vida, e, ainda assim, não foram suficientes para eu me sentir segura e pegar o equipamento sozinha na pista.
A brasileira Isabella Fernandes Pimentel, preparadora física e esquiadora, está há dois anos na estação como professora em Portillo.
Isabella conta que as aulas são para todas as idades, e adultos que nunca fizeram também conseguem aprender. “É importante estar com o equipamento adequado e entender como funcionam os esportes”, acrescenta.
Ela completa ainda que, principalmente brasileiros que não estão acostumados com o frio e com a altitude, para a pessoa consiga esquiar vários dias deve ser alguém ativo.
No Instagram @ladobviagem tem stories com vídeos quem mostram a escola e o destino chileno.
Preparo no Brasil
Vou além. Quem quer começar tem que ter o mínimo de preparo físico, pois esportes na neve exigem de coxas e braços. Na academia Competition Training Gym, em São Paulo, há um treinamento específico para esses esportes.
O programa se chama pranchas de inverno. O intuito é deixar o viajante o mais bem-preparado possível para competir ou se divertir. Isso com o mínimo risco de lesões.
“Treinar condicionamento, fortalecimento cardio, muscular e articular irão garantir um risco menor de lesões, além de facilitar o processo de aprendizagem”, explica Carolina Oliveira, treinadora da academia.
“Em relação ao tempo necessário de preparação tudo irá depender da atual situação física e objetivo de cada praticante. O ideal é pelo menos de 3 a 4 meses de preparo”, finaliza Carolina.
Esqui x snowboard
Snowboard, esporte praticado em uma única prancha como se fosse um skate de neve, tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros.
Também há aulas para aprendê-lo em Portillo. A instrutora Isabella conta que dominar o snow pode acontecer mais rapidamente do que virar um esquiador hábil. “Mas para aprender, de início, o esqui é mais fácil”, diz.
“O esqui é mais intuitivo e geralmente as pessoas acham o equilíbrio mais fácilmente. Porém existem outras variáveis que podem interferir, como outros esportes já praticados e motivação”, completa.
O processo de preparação física e fortalecimento é quase o mesmo para todos os esportes de prancha de inverno, como explica Carolina, da Competition.
“No caso do snowboard mudam alguns exercícios específicos pensando na base do praticante (pé de apoio na prancha) e, por consequência, o movimento do tronco durante a prática do esporte”, finaliza.
Tem filho na pista
Crianças costumam aprender mais fácil. “Tanto por questões psicológicas como fisiológicas e motoras. O fato de não ter medo de cair possibilita com que tenha uma evolução mais rápida”, diz Isabella, de Portillo.
Ela conta que partir dos 3 anos já é válido que a criança tenha uma experiência na neve. A idade mais recomendável para começar a aprender é a partir de 4 anos para esqui e 7 anos para snowboard.
Como é Portillo?
O resort de esqui all inclusive tem a temporada até o dia 5 de outubro. Neste link, há um miniguia para conhecer o destino, que te ajuda como chegar, explica o que levar e traz dicas para a viagem.
Os instrutores de Portillo são também professores de estações de esqui na Suíça e França, durante o inverno europeu. Estão entre os melhores do mundo.
No destino não há aluguel de roupa, só do equipamento dos esportes de neve. Roupa adequada, luvas e óculos você tem que providenciar, ou mesmo comprar na loja do resort.
Leve protetor. “Muitas vezes, por estar frio pensamos não ser necessário o uso de protetor solar, mas tem que aplicá-lo mais de uma vez ao dia”, aconselha Isabella.
Além de esqui e snowboard, o hotel tem piscinas aquecidas na neve, aulas de ioga, academia, sauna, gastronomia à la carte, danceteria e bar com música ao vivo.
As piscinas quentinhas ajudam a relaxar o corpo após o dia praticando os esportes.
Não tem como se entediar no destino. Se cansar do esqui, experimente o trekking com raquetes na caminhada que contorna a Lagua Inca, abaixo.
As fotos mais lindas da sua viagem certamente incluirão esse lago na paisagem.
Espie um vídeo feito durante essa caminhada na neve. Para mais vídeos inspiradores como este curta o Facebook do blog Lado B Viagem.