Espanha impõe novas regras para entrada de turistas; veja o que muda
Entre as principais mudanças está a obrigatoriedade de apresentar seguro viagem
Com planos ou viagem marcada para a Espanha? O país implementou uma série de regras para entrada de turistas. As medidas passam a partir do verão na Europa. O objetivo é conter os problemas causado pelo turismo de massa.
Entre as principais mudanças está a obrigatoriedade de um seguro viagem para viajantes que não fazem parte da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou do Espaço Schengen.

De acordo com o site Euronews, também será necessário apresentar passaporte com uma validade mínima de três meses após a data prevista de partida, mesmo para visitantes de um dia.
- Alguns traços de personalidade podem ser mais propensos à demência, sugere estudo
- Santos em um dia: roteiro completo para um bate e volta perfeito
- Cetam tem 64 mil vagas em cursos EAD gratuitos; veja como se inscrever
- Pizza para um: a tradição italiana em versão individual na Castelões Cantina e Pizzaria
O visitante deverá também apresentar passagem de regresso ou de continuação da viagem, pois pode ser solicitado no controle de fronteira.
Além disso, o turista deverá comprovar que dispõe de fundos suficientes para cobrir os gastos durante toda a sua estadia na Espanha, bem como a reserva de hotel. Se o viajante foi ficar hospedado em casa de amigos, familiares ou terceiros, pode ser necessária apresentar uma “carta de convite”.
Regras de comportamento e multas na Espanha
Além dos requisitos de entrada, a Espanha implementou novas regras para garantir o comportamento adequado dos turistas e preservar a qualidade de vida dos residentes locais.
Cidades como Barcelona e Málaga reforçaram as restrições sobre comportamentos inadequados em espaços públicos. Infrações como consumo de álcool na rua, vestuário impróprio (como caminhar sem camisa ou em trajes de banho fora das praias) e perturbação do sossego público podem resultar em multas que chegam a € 600.

A partir de 1 de junho, Barcelona vai proibir os “pub crawls” (tour que visita diversos bares numa mesma noite) c no bairro histórico de Eixample. Os pub crawls já são proibidos na Ciutat Vella, centro histórico da cidade, desde 2012, e essa proibição específica permanecerá em vigor pelo menos até 2028.
Novas regras para aluguel de imóveis
Para combater problemas de habitação, diversas cidades espanholas adotaram nos últimos anos medidas mais restritivas para o arrendamento de curta duração.

Destinos turísticos populares, como Barcelona e Palma de Maiorca, implementaram regulamentações que limitam a emissão de licenças para alojamentos do tipo Airbnb. Além disso, algumas regiões aumentaram as taxas turísticas para visitantes que optam por alugar apartamentos em áreas residenciais.
Desde dezembro de 2024, a Espanha exige que hotéis, aluguéis de curta duração e locadoras de veículos coletem informações pessoais detalhadas dos turistas, incluindo nome completo, endereço e detalhes de pagamento.
Essas medidas visam aumentar a segurança e combater o crime organizado. Entretanto, a iniciativa enfrentou oposição de associações do setor turístico, que a consideram invasiva e potencialmente prejudicial ao turismo.