Estes são os melhores passeios de barco pelos rios da Europa
Se a ideia é conhecer a Europa por um ângulo novo e sem pressa, navegar pelos seus rios pode ser a escolha perfeita
Fazer um passeio fluvial pelos rios da Europa é uma daquelas experiências que unem conforto, paisagens espetaculares e uma boa dose de cultura.
Esqueça a correria dos roteiros convencionais: aqui, a viagem acontece no ritmo das águas do Danúbio, do Sena ou do Reno, enquanto vilarejos medievais, castelos imponentes e vinhedos históricos desfilam diante dos olhos.

Se a ideia é conhecer a Europa por um ângulo novo e sem pressa, navegar pelos seus rios pode ser a escolha perfeita.
- 3 praias belíssimas em Aracajú para colocar no seu roteiro de viagens
- Instituto abre vagas em curso gratuito de robótica na Grande SP
- 6 alimentos poderosos para o cérebro que você deveria comer mais
- Brasileiro é indicado a prêmio de melhor foto de esportes do ano
Os melhores passeios de barco pelos rios da Europa
Mas com tanta opção de passeios e roteiros, qual escolher o ideal? A Catraca Livre, com ajuda da Civitatis, fez uma seleção de experiências inesquecíveis pelos rios mais icônicos de Portugal, França, Alemanha, República Tcheca e Hungria. Confira abaixo:
Cruzeiros pelo Douro: as pontes históricas de Porto
O rio Douro, que nasce na Espanha e termina seu curso em Portugal, deságua no Atlântico na bela Porto. Além de sua importância histórica e cultural, o Douro é famoso por suas pontes icônicas, que ligam as margens da cidade e servem como testemunhas silenciosas de sua história.

Entre todas, a mais famosa é a Ponte Dom Luís I, uma impressionante estrutura metálica que se tornou um dos símbolos do Porto. O cruzeiro das seis pontes proporciona uma visão única desta cidade encantadora, passando sob suas imponentes pontes e oferecendo um novo olhar sobre suas colinas e ruelas pitorescas.
Encanto à beira do Sena
O Museu d’Orsay, o Louvre, a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel têm algo em comum: todos se erguem às margens do Rio Sena. Mais do que um curso d’água, o Sena é uma das joias de Paris e desempenha um papel fundamental na história da capital francesa.

Fazer um passeio de barco pelo Sena significa admirar a Cidade Luz por uma perspectiva única, navegando entre seus monumentos mais famosos, enquanto a magia de Paris se revela a cada curva do rio e entre as árvores que acompanham seu curso.
Navegando pelo rio Meno
A Alemanha tem uma conexão profunda com seus grandes rios, incluindo o Reno, o Elba e o Danúbio. Em Frankfurt, é o Meno que caracteriza a paisagem urbana e desempenha um papel crucial como via de comunicação e centro comercial, por onde circula diariamente uma grande quantidade de mercadorias.

No entanto, esse curso d’água não é apenas um elemento estratégico para a economia, mas também oferece uma oportunidade única para conhecer a cidade de um novo ponto de vista.
A magia do Moldava
Se há uma cidade da Europa Central onde a magia e o mistério fazem parte integrante da história, essa cidade é, sem dúvida, Praga, na República Tcheca. Durante anos, a capital tcheca foi conhecida como a cidade dos alquimistas, cujas lendas estão intimamente ligadas ao rio Moldava.

Reza a lenda que os antigos alquimistas jogavam suas poções no rio para aumentar seu poder ou para escapar de perseguições. Um passeio de barco pelo rio Moldava oferece uma vista espetacular e privilegiada do icônico Castelo de Praga e da Ponte Carlos, alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade.
Roteiro pelo Danúbio, o rei dos rios europeus
O Danúbio, um dos rios mais longos e históricos da Europa, foi testemunha de acontecimentos que moldaram o destino do continente. De batalhas do Império Romano até os conflitos que moldaram os Bálcãs nos anos 90, suas águas carregam memórias de séculos de história, e cidades icônicas como Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado se desenvolveram às suas margens.

Um passeio pelo Danúbio revela paisagens deslumbrantes e permite contemplar a grandiosidade de algumas das capitais mais elegantes da Europa Central. Destacamos o espetáculo visual proporcionado pelo Passeio de barco ao anoitecer quando as margens e os monumentos de Budapeste se iluminam e refletem magicamente nas águas do rio.