EUA podem facilitar entrada de turistas brasileiros
Trump anunciou que tomará medidas necessárias para incluir o Brasil no programa Global Entry
Os Estados Unidos podem facilitar a entrada de turistas brasileiros. A iniciativa ocorre após Brasil acabar com o visto para turistas americanos.
O governo americano estuda incluir o Brasil no programa Global Entry, que permite que viajantes frequentes de determinados países possam entrar nos EUA sem passar pelas filas de imigração.
A informação foi confirmada em declaração conjunta dos dois governos após reunião entre Jair Bolsonaro e Donald Trump.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Santa Catarina vai ganhar grande complexo inspirado na Amazônia brasileira; saiba tudo aqui
A participação no programa não isenta a pessoa do visto. Ela apenas agiliza a entrada em alguns aeroportos americanos.
Para ter acesso ao Global Entry, o viajante precisa passar por entrevista e comprovar que não tem antecedentes criminais , entre outros requisitos.
Atualmente apenas cidadãos de 11 países têm essa facilidade — Argentina, Índia, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, Panamá, Cingapura, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e México.
A iniciativa ocorre após Brasil acabar com a exigência de visto para turistas americanos e de outras três nacionalidades entrarem no país.
Mas a adesão ao programa pode não sair do papel, já que restrições da Receita e da Polícia Federal impedem que ele seja implementado.
Segundo o jornal o “O Globo”, os gastos com o desenvolvimento de uma plataforma e o deslocamento de funcionários para implementar a medida que beneficiaria um número restrito de viajantes motivam a resistência entre a Receita e PF.
A entrada do Brasil do programa já havia sido anunciada durante visita da presidente Dilma Rousseff a Barack Obama, em 2015. Mas não saiu do papel.