EUA suspendem emissão de visto para brasileiros, diz TV
Países afetados incluem também Irã, Rússia, Nigéria e Tailândia, entre outras 70 nações
Os Estados Unidos anunciaram a suspensão da emissão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de janeiro de 2026. As informações foram reveladas nesta quarta-feira, 14, pela rede americana Fox News.
A medida, que faz parte de uma revisão das regras de análise e controle de vistos, determina que consulados e embaixadas do país parem temporariamente de conceder vistos, como os de trabalho, sob a legislação atual enquanto os procedimentos de triagem são reavaliados. A emissão de vistos B1/B2 (turismo e negócios, os mais comuns solicitados pelos brasileiros) não serão afetados pela nova regra.

Além do Brasil, a lista de países afetados incluem Afeganistão, Colômbia, Irã, Nigéria, Somália, Rússia, Tailândia, entre outros.
Segundo um memorando do Departamento de Estado ao qual a Fox News afirma ter tido acesso, a decisão representa uma pausa temporária para que o governo dos Estados Unidos reavalie os critérios atualmente adotados na concessão de vistos de imigração.“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, diz a nota assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott.
O comunicado diz ainda que “o processamento de vistos de imigrante desses 75 países será suspenso enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”.
A nova estratégia de defesa e política externa do país, divulgada pelo governo de Donald Trump em dezembro de 2025, já previa o endurecimento das regras de entrada para imigrantes.
A notícia da Fox News foi compartilhada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, na rede social X (antigo Twitter).
Até o momento, nem o governo brasileiro nem o Itamaraty foram oficialmente informadas sobre o “congelamento” da emissão de visto americano para brasileiros.Restrições de visto americano para pessoas mais velhas e com sobrepeso
Em novembro, a agência Associated Press já havia informado que o governo de Donald Trump estudava uma nova diretriz para limitar a entrada de pessoas obesas no país.
Os consulados receberam orientação para negar vistos com base em critérios como condições de saúde —incluindo a possibilidade de necessidade de cuidados médicos prolongados—, idade, domínio do inglês e situação financeira. Segundo as diretrizes, candidatos mais velhos, com sobrepeso ou com histórico de uso de assistência financeira governamental poderiam ter o pedido recusado.