EUA vão monitorar redes sociais de brasileiros que solicitarem visto de estudante
Candidatos deverão deixar perfis abertos ao público para verificação 'minuciosa'
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nesta quarta-feira, 25, informando que vão verificar os perfis nas redes sociais de todos os solicitantes de vistos de estudante e intercâmbio.
“Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público’”, afirmou a embaixada, diz a nota enviada à Catraca Livre.

O visto do tipo F é solicitado por quem pretende entrar no país para estudar em uma universidade ou escola. O visto do tipo M serve para estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas. E o visto J é para estudantes de intercâmbio.
O governo norte-americano justificou com o argumento de que utiliza de “todas as informações disponíveis” para saber se os solicitantes de visto de entrada nos Estados Unidos representam ou não uma ameaça à segurança daquele país.
A nota, direcionada ao público brasileiro, reforça a medida anunciada há uma semana pelo Departamento de Estado dos EUA.
Na ocasião, o governo de Donald Trump afirmou que os funcionários dos consulados serão obrigados a realizar uma “verificação abrangente e completa” de todos os candidatos a estudantes e participantes de intercâmbio para identificar aqueles que “têm atitudes hostis” em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores dos Estados Unidos.
Visto de Intercâmbio (J1 e J2)
Em dezembro, o governo norte-americano anunciou mudanças no visto de intercâmbio (J1 e J2). A boa notícia é que a validade máxima aumentou de 12 meses para até 24 meses. A validade do visto continua sendo determinada com base na data final do programa, conforme indicado no formulário DS-2019.

Também será necessário fazer o pagamento de uma taxa adicional de reciprocidade de US$ 102. Essa taxa será cobrada apenas para solicitações de vistos J1 e J2 que forem aprovadas. O pagamento da taxa deverá será feito logo após sua entrevista de visto, diretamente na Embaixada ou Consulados.
A taxa de solicitação do visto B1/B2 (US$ 185) e taxa SEVIS permanecem inalteradas.
Confira abaixo a íntegra da nota da Embaixada americana
“O Departamento de Estado está comprometido em proteger nossa nação e nossos cidadãos, mantendo os mais altos padrões de segurança nacional e pública no processo de concessão de vistos. Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito.
Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos para identificar solicitantes inadmissíveis aos EUA, especialmente aqueles que representam uma ameaça à segurança nacional. De acordo com novas diretrizes, realizaremos uma verificação abrangente e minuciosa, incluindo a análise da presença on-line de todos os solicitantes de vistos de estudante e de intercâmbio nas categorias não-imigrantes F, M e J.
Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo “público”.
Nossos consulados retomarão em breve o agendamento de entrevistas para essa categoria de visto. Os solicitantes devem consultar o site da Embaixada ou Consulado para verificar a disponibilidade de datas e horários para agendamento.
Ressaltamos também que cada decisão sobre a concessão de visto é, acima de tudo, uma decisão de segurança nacional. Os EUA devem manter vigilância rigorosa durante o processo de emissão de vistos para garantir que os solicitantes não representam risco à segurança dos americanos e aos interesses nacionais. Além disso, todos os solicitantes devem comprovar de forma credível sua elegibilidade para o tipo de visto solicitado, incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão.”