Europa tem novas regras para embarque de bagagem de mão
As mudanças mais significativas são as relacionadas com o transporte de líquidos e dimensões da mala
Tem viagem marcada para a Europa? Então é bom ficar atento! A partir de 1° de setembro, entra em vigor novas regras para embarque em aviões com bagagem de mão.
As mudanças mais significativas são as relacionadas com o transporte de líquidos e dimensões da bagagem de mão, que valerá tanto para voos internacionais como domésticos.
Todos os passageiros embarcando nos países do Espaço Schengen terão, a partir de 1º de setembro, respeitar o limite de máximo de 100 ml por recipiente. A medida afetará todos os aeroportos que operam sob as regulamentações da União Europeia.
- TAAG tem passagens com descontos de até 50%
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
Segundo o guia de turismo Pedro Braun, essas mudanças, motivadas pela necessidade de padronização e maior segurança, exigem atenção para evitar surpresas e garantir uma viagem tranquila.
Confira as novas regras para embarque de bagagem de mão
O retorno das restrições de líquidos
Desde 2006, passageiros enfrentam a limitação de 100ml por item para líquidos, géis e cremes na bagagem de mão, e não podem passar de um litro se somados.
Recentemente, alguns aeroportos, como os de Birmingham e Dublin, flexibilizaram temporariamente essa regra devido à introdução de novos sistemas de detecção de explosivos.
No entanto, com a constatação de que esses sistemas não atendiam plenamente os padrões de segurança, a União Europeia decidiu reverter essa flexibilização. A partir de 1º de setembro, o limite de 100 ml volta a ser obrigatório em todos os aeroportos do Reino Unido e Europa.
Os medicamentos e os alimentos líquidos para bebés estão isentos desta restrição.
Padronização das regras de bagagem de mão
Além das restrições de líquidos, as regras para bagagem de mão também serão unificadas em toda a Europa. Antes, as companhias aéreas tinham autonomia para definir suas próprias políticas de bagagem, mas agora os limites serão iguais para todos: uma única mala de cabine com peso máximo de 10kg e dimensões de até 55cm x 40cm x 20cm.
Será permitido ainda levar um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente e não ultrapassar 40cm x 30cm x 15cm.
Preparação é essencial
O guia Pedro Braun enfatiza a importância de se preparar para essas novas regras. Segundo ele, o desconhecimento pode resultar em transtornos, como taxas adicionais ou a necessidade de despachar itens inadequados.
“Conhecer as novas exigências evita problemas nos aeroportos e garante uma viagem mais tranquila”, alerta Braun. Ele também reforça a necessidade de seguir as diretrizes sobre líquidos, acondicionando-os em recipientes de até 100ml, dentro de um saco plástico transparente, que deve ser apresentado separadamente na inspeção de segurança.
“É fundamental também que a soma de todos os líquidos da bagagem de mão não ultrapasse um litro”, complementa Braun.