Expedição inédita vai levar viajantes à Chapada do Araripe, no Piauí
A ONG Garupa, pioneira em crowdfunding para turismo sustentável no Brasil, lança hoje uma viagem para Várzea Queimada, no sertão do Piauí, em parceria com o projeto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum. O objetivo da imersão é cocriar, junto à comunidade de artesãos locais, um modelo de turismo comunitário para o lugar.
Doze pessoas podem embarcar junto ao grupo de especialistas, entre 13 e 17 de janeiro de 2016, para este destino intocado da Chapada do Araripe. Para isto, basta comprar sua vaga na campanha da Expedição no site Catarse.
- Estudo descobre tempero tão eficiente quanto medicamento para indigestão
- Estudo alerta para o que o cigarro pode estar fazendo aos seus rins
- Medicamento popular para dormir aumenta risco de Alzheimer, diz estudo
- Dê adeus ao desejo de doces com a ajuda de um aliado poderoso: o cromo
O projeto Expedições passa por lugares preciosos do Brasil, que carecem de expertise para a estruturação turística, feitas por um grupo de especialistas para encontrar junto à comunidade local um modelo de visitação sustentável. Elas acontecem sempre em parceria com organizações de atuação local. Em Várzea Queimada, o anfitrião será o A Gente Transforma.
Em 2012, a equipe do A Gente Transforma, iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum e da arquiteta Adriana Benguela, escolheu Várzea Queimada para uma imersão criativa. Trata-se de uma comunidade de artesãos, onde as mulheres trançam palha de carnaúba e os homens esculpem borracha de pneu de caminhão. Aos pés da Chapada do Araripe, o lugar encanta pelo vigor cultural, pelo cotidiano marcado por saberes tradicionais e pela intensa vida comunitária.
Nessa imersão, a equipe de designers do AGT e a comunidade desenvolveram juntos uma coleção de objetos e joias artesanais, num processo de reconquista da identidade cultural local. Várzea Queimada e as coleções Toca Palha e Toca Borracha foram o tema do São Paulo Fashion Week daquele ano, e também viraram exposição no Salão do Móvel de Milão, o mais conceituado evento de design do mundo. As peças já são vendidas Brasil afora.
Desde então, a comunidade tem recebido uma demanda de visitantes interessados nessa riqueza cultural e nessa trajetória de transformação a partir do design. Mas não há infraestrutura para receber estes visitantes.
A Expedição Garupa Chapada do Araripe foi criada para lidar com essa demanda. Para unir forças a fim de construir um modelo de receptivo turístico capaz de preservar sua autenticidade e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento socioeconômico da região.
A expedição será liderada por Mônica Barroso, da equipe do A Gente Transforma e também da Garupa, consultora em implementação de negócios sociais e especialista em turismo comunitário. Juntam-se a ela cinco pessoas da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Ceará – organização referência em turismo de base comunitária no Brasil – e Eduardo Cordeiro, da equipe da Garupa, especialista em comunicação para turismo.
Custo da viagem
O preço da parte terrestre é R$ 1.900 por pessoa (4 noites de hospedagem, café da manhã, almoço e jantar na casa dos moradores de Várzea Queimada, transporte de ida e volta a partir de Juazeiro no Norte, Ceará, além da oficina de cocriação do modelo de turismo local). Um apoio da Gol garantirá 25% de desconto em voos de ida e volta de qualquer lugar do Brasil a Juazeiro do Norte para os inscritos na expedição (para utilizar o benefício, basta contatar a equipe da Garupa pelo telefone 11/3042-9810 ou e-mail expedicoes@garupa.org.br).
Saiba mais em: garupa.catarse.me