Experiência internacional inspira brasileiros a explorar diferentes culturas
A Irlanda tem conquistado brasileiros quando o assunto é intercâmbio. Na imigração, é uma das seis nacionalidades de fora da Europa que mais procurou o país em 2014 –representando 12% do total de estrangeiros. Uma pesquisa feita pela escola de idioma Seda College, em Dublin, mostrou que a proximidade da Irlanda com os demais países europeus é um dos motivos da atração de intercambistas pelo destino –são pessoas que têm como objetivo aprender um novo idioma e viajar.
O carioca Bruno Barbalho Oliveira avaliou estrategicamente a Irlanda antes de escolher onde estudaria inglês. Além de o custo de vida ser mais barato em comparação com os Estados Unidos e o Canadá, ele considerou a oportunidade de explorar novos destinos. Há um ano e meio no país, já visitou quase toda a Irlanda e Irlanda do Norte, a Escócia, o País de Gales, a Noruega e, recentemente esteve em Marrocos.
Essa última aventura ele fez com a própria escola onde estuda inglês. “As viagens são oportunidades para praticar inglês, ter novas experiências, conhecer novas culturas e pessoas”, conta Bruno, que já planeja passar pela Inglaterra, Suécia e Egito nos próximos meses.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Os destinos são escolhidos de acordo com o interesse dos alunos. Apesar de ser um diferencial para os estudantes, pessoas interessadas em fazer parte do grupo podem entrar em contato com a escola. Todas as viagens são programadas com pelo menos dois meses de antecedência, para que as passagens possam ser compradas com preços melhores e tudo organizado da melhor maneira.
“Nós já fomos conhecer a Polônia e praticar snowboard. A experiência de ver muita neve, e o esporte em si, era o sonho de muitos brasileiros. Nessa viagem, tivemos um grupo de 36 pessoas e todos ficaram encantado com o país”, conta Tiago.
Grupo de intercambistas da Seda College no Marrocos[/img]
Quem participou dessa programação foi a intercambista Ariadne Conde Sakamoto. Para ela, viajar é a oportunidade de conhecer culinárias diferentes, escutar outros idiomas, mergulhar na história e explorar costumes locais. “Descobri que na Polônia é possível esquiar sem gastar muito e o mais incrível foi poder compartilhar dificuldades e alegrias desse momento com o pessoal da viagem. Certamente, o apoio que recebi fez com que eu não desistisse no começo e pudesse descobrir uma nova paixão em minha vida”, afirma.
A mais recente viagem dos intercambistas foi para Marrocos. O passeio incluiu no roteiro visita a Marrakech, ao deserto do Saara e inúmeras atividades para explorar a cultura local. “Nós conseguimos organizar passeios com camelos, dormimos uma noite no meio do deserto com os nativos e aprendemos muito sobre a história do pais. Fomos em um grupo de 24 pessoas. A experiência foi tão satisfatória que estamos programando outra viagem para Marrocos em agosto”, diz Tiago.
Todas as viagens são feitas com guias locais para que os intercambistas sejam orientados e conheçam mais a história e os costumes do país. Uma das vantagens da viagem em grupo escolar é o desconto na acomodação e demais serviços.