Exposição na França projeta obras de arte na superfície de rochas

Quando viajamos a Aix-em-Provence, conhecemos também os arredores e, em um dos passeios, nos surpreendemos com a exposição Les Carrìeres de Lumières.

Já havíamos lido a respeito antes de irmos para a França, entretanto, a grandeza do lugar e a beleza das projeções nos encantaram.

A exposição acontece dentro de uma pedreira que tem ambientes amplos e paredes com pé direito altíssimo. As obras de artes são projetadas em todas as paredes e por todo o chão. As obras ganham movimento e um fundo musical, sabiamente selecionado, traz o toque de poesia ideal para envolver e sensibilizar a todos.

A sensação é difícil de explicar, é como se você estivesse dentro das obras, conhecendo e interagindo com elas. Em um momento, dava vontade de ficar parada, só observando de um mesmo lugar.

Dali a pouco, a vontade era de tentar olhar para todos os lados ao mesmo tempo, para não perder nada. Em outros momentos, dava vontade de correr, pular, colocar a mão no chão ou na parede. Realmente inexplicável o mix de sensações que tivemos.

Depois que vimos toda a projeção, ficamos uns 10 minutos parados, só observando duas crianças pequenas sendo tomadas pelas projeções da maneira mais natural e pura possível.

As feições se transformavam a cada nova imagem, assim como o movimento do corpo, que se assustava, se encolhia, de expandia e corria e pulava muito. Foi um presente ver tamanha entrega daquelas crianças ali diante das obras projetadas.

A exposição fica aberta o ano todo, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro. A cada temporada, são selecionadas obras de artistas diferentes. Quando fomos as obras eram dos artistas: Hans Makart, Otto Wagner, Gustav Klimt, Friednsreich Hundertwasser e Egon Schiele.

Onde fica

Les Carrìeres de Lumières fica localizado em Baux-de-Provence, próxima a Aix-em-Provence. O ideal é ir de carro.

Fica bem próximo de um charmoso vilarejo com várias lojinhas, restaurantes, cafés e uma igreja.

No topo da vila tem o castelo de Baux-de-Provence, que também é aberto para visitação (mediante compra de ingresso). O castelo tem um grande pátio e catapultas de vários tipos.

Por Alexandre Seixas e Mariana Carneiro, do blog Uma Pitada de Mundo