Família de BH larga tudo para conhecer o mundo num motorhome

17/09/2016 22:15

Uma família em busca da realização de seus sonhos. Foi com essa premissa que o casal Carla Damiani, 36 anos, e Fernando Duarte, 39, largou o emprego e doou todos os móveis e alugou a casa em que moravam em Belo Horizonte para rodar o mundo por dois anos junto com os filhos Leonardo, 14, e Raphael, 8.

Já são três meses fora de casa, vivendo dentro de um motorhome. A família trocou a casa de 380 m² por um furgão Sprinter 413, com 12 m². A casa móvel tem banheiro (vaso, pia, ducha), cozinha (pia, fogão, microondas, forno, geladeira), um quarto de casal, uma cama de solteiro e um sofá cama.

Carla e Fernando com os filhos Leonardo e Raphael em Machu Picchu, no Peru
Carla e Fernando com os filhos Leonardo e Raphael em Machu Picchu, no Peru

Nestes 90 dias, eles almoçaram com índios, tiveram o carro congelado no Salar de Uyuni, fizeram a trilha para Machu Picchu a pé para economizar dinheiro, já que tiverem o carro arrombado em Puno, onde levaram todos os notebooks, maquinas e documentos, inclusive documentos do carro e passaportes com vistos.

“Viemos de famílias tradicionais e fizemos tudo que todos fazem. Estudamos muito, fizemos faculdade, especializamos, casamos, tivemos filhos. Sempre amamos estrada e começamos a pesquisar sobre famílias que saíram pelo mundo. Quando percebemos que não era tão caro quanto achávamos e que as crianças poderiam ter uma educação muito melhor na estrada, não tivemos dúvida e resolvemos abrir mão de tudo”, conta Carla.

Carla e Fernando com os filhos Leonardo e Raphael no lago azul, em Bonito (MS)
Carla e Fernando com os filhos Leonardo e Raphael no lago azul, em Bonito (MS)

Os gastos? A família afirma que gasta muito menos na estrada conhecendo o mundo do que gastava em Belo Horizonte. Os meninos estudam a distância numa escola americana.

O desejo da família é conhecer o mundo e sair do ciclo de consumismo onde se trabalha para ter coisas e, por comprá-las, tem que trabalhar ainda mais. “Queremos tempo de qualidade para nossa família”, afirma Fernando.

Nas linhas de Nasca, no Peru
Nas linhas de Nasca, no Peru

Atualmente eles estão no Peru. Depois, atravessarão o Equador até a Colômbia, onde vão colocar o carro num navio para atravessar o Canal do Panamá. De lá, seguem pelos países da América Central, México, Estados Unidos, Canadá até chegar ao Alasca.

Acompanhe a aventura pelo site vancomtudo.com.br e pelo Facebook.