Família Schurmann chega a Guam, território americano em plena Micronésia

Após um mês passando por pequenos povoados e ilhas inabitadas, a família Schurmann chega a Guam, um território norte-americano com 180 mil habitantes localizado em plena Micronésia, no Pacífico Norte. É mais uma etapa da Expedição Oriente a bordo do veleiro Kat.

Formado por uma pequena ilha de apenas 48 quilômetros de comprimento e 14 quilômetros de largura, o território é famoso por suas praias de águas cristalinas. Colônia espanhola até 1898, Guam mesclou essa herança com os costumes dos chamorros (povo nativo das Ilhas Marianas), além das culturas asiática e americana.

Vilfredo e Heloísa Schurmann visitam a bela Fouha Bay, local preservado e afastado do centro turistico

Devido à sua localização, próximo ao Eixo da Terra, o slogan de Guam é: “Onde o dia da América começa”. Você não gostaria de acordar aqui?

Guam recebe milhares de turistas todos os anos milhares de turistas, em especial os japoneses que buscam calor e lindas paisagens.

A linda praia de Tumon é rodeada por hoteis de luxo e visitada por milhares de turistas

Lixo

Assim como ocorreu na remota ilha de West Fayu, nas Ilhas Carolinas, a família Schurmann também encontrou lixo nas águas de Guam.

Ao lado de um mergulhador local, a tripulação do veleiro Kat recolheu dezenas de latas de alumínio, vestígios de roupas e até um pedaço de telhado no fundo do mar que deu para encher quatro sacos de lixo.

Expedição Oriente

Emmanuel Schurmann curte o visual das águas cristalinas de Guam

A Expedição Oriente foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.

Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.

Fouha Bay é um dos locais sagrados dos Chamorros, povo nativo de Guam

A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.

O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.