Família Schurmann chega ao distante Reino de Tonga

16/10/2015 21:40 / Atualizado em 26/10/2015 16:56

A família Schurmann chegou na última sexta-feira ao Reino de Tonga, arquipélago formado por mais de 170 ilhas e com uma população de mais de 100 mil habitantes. O país nunca foi colonizado formalmente e sempre foi governado por monarcas.

Mergulho entre milhares de peixes dentro da Swallow Cave, uma das cavernas do conjunto de ilhas de Vava’u
Mergulho entre milhares de peixes dentro da Swallow Cave, uma das cavernas do conjunto de ilhas de Vava’u - vDRAGO

Wilhelm aproveitou para visitar a Vava’u High School –colégio em que estudou com o irmão David por alguns meses durante a primeira volta ao mundo dos Schurmann, em 1990.

Um de seus amigos da época, Peni Lakai, hoje é o diretor da escola. Após visitar a Vava’u, que ainda está igualzinha ao passado, Wilhelm ofereceu um almoço em nome dos velhos tempos.

Wilhelm voltou a mesma sala de aula de sua adolescência. Há 25 anos, ele estudou por alguns meses em Tonga durante a primeira volta ao mundo da família Schurmann
Wilhelm voltou a mesma sala de aula de sua adolescência. Há 25 anos, ele estudou por alguns meses em Tonga durante a primeira volta ao mundo da família Schurmann - vDRAGO

Expedição Oriente

A expedição, a terceira e a maior da família catarinense, foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.

Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.

Família Schurmann explora as cavernas do conjunto de ilhas de Vava’u, em Tonga
Família Schurmann explora as cavernas do conjunto de ilhas de Vava’u, em Tonga - vDRAGO

A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.

O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.