Família Schurmann comemora um ano de aventuras da Expedição Oriente

21/09/2015 10:02 / Atualizado em 29/09/2015 21:09

A Expedição Oriente, nova aventura da família Schurmann, completou nesta segunda-feira, dia 21, um ano. Esta é a terceira volta ao mundo da família catarinense que, a bordo do veleiro Kat, já percorreu cerca de 10 mil milhas desde a partida do porto de Itajaí.

Atualmente a tripulação comandada pelo capitão Vilfredo está na paradisíaca Bora Bora, que ao lado do Taiti, é a ilha mais conhecida da Polinésia Francesa. Antes, a família Schurmann passou por Tahaa e visitou uma fazenda de baunilha.

Família Schurmann conhece uma fazenda de baunilha em Tahaa
Família Schurmann conhece uma fazenda de baunilha em Tahaa

 

Nesta terceira volta ao mundo, eles foram pela primeira vez à Antártica e passaram por destinos como Punta Del Este, no Uruguai; Buenos Aires, Mar Del Plata, Puerto Deseado e Ushuaia, na Argentina; Puerto Willians, Puerto Montt e Ilha de Páscoa, no Chile, Tahiti e Moorea, na Polinésia Francesa.

Nova geração

A nova aventura também marca a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel integra a tripulação, formada pelo casal Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhem, David (líder da tripulação de terra) e Pierre –os dois últimos, acompanham a expedição alguns trechos. Kat, a filha caçula, que morreu em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da família, neste projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Expedição Oriente

A tripulação do veleiro Kat comemora 1 ano da Expedição Oriente
A tripulação do veleiro Kat comemora 1 ano da Expedição Oriente

A expedição, a terceira e a maior da família catarinense, foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.

Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.

A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.

Dia de sol e céu aberto na tranquila Tahaa
Dia de sol e céu aberto na tranquila Tahaa

O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.