Família Schurmann encontra poluição nas Ilhas Carolinas

Todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos. De acordo com estudo da Associação Educacional do Mar de Woods Hole, em Massachussetts (EUA), essa quantidade poderia cobrir 34 vezes toda a área da ilha de Manhattan, em Nova York, com uma camada de lixo à altura dos joelhos de uma pessoa.

Em sua passagem pela ilha West Fayu, uma ilha totalmente deserta das Ilhas Carolinas, na Micronésia, a família Schurmann, que está em sua terceira volta a mundo com a Expedição Oriente, pode constatar os efeitos devastadores do plástico.

Neste pequeno paraíso, eles encontram inúmeras garrafas plásticas trazidas pelas correntes marítimas.

“Simplesmente não acreditamos na quantidade de plástico que encontramos quando chegamos a West Fayu. Muitas vezes as pessoas não imaginam ou têm consciência de que um lixo jogado no mar pode viajar milhares e milhares de milhas, colocando em risco a vida marinha e poluindo um local lindo como este”, diz o capitão Vilfredo Schurmann .

Capitão Vilfredo Schurmann caminha pela ilha West Fayu, totalmente inabitada[/img]

No último dia 2, a família Schurmann completou 500 dias a bordo do veleiro Kat. Desde que partiu de Itajaí (SC), no dia 21 de setembro de 2014, a tripulação da Expedição Oriente já passou por quase 40 destinos diferentes, entre eles, Punta Del Leste, Ushuaia, Antártica, Ilha de Páscoa, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Barreira de Corais na Austrália e Papua Nova Guiné.

Nos próximos meses, a família Schurmann passará por outros países da Ásia e da África, incluindo Japão, China, Vietnã, Indonésia, Madagascar e África do Sul. Quando retornar ao Brasil, no final deste ano, a tripulação do veleiro Kat e tripulação terá percorrido cerca de 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passado por quatro oceanos e aproximadamente 50 portos do planeta.

Expedição Oriente

Chegada da Família Schurmann a West Fayu, no arquipélago das Ilhas Carolinas[/img]

A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.

O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.